29 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 (VI) - Mundo

E lá vamos nós no pique: 4 posts em 2 dias... Será que dá?
Vamos mandar ver em mais um post com os fatos mais importantes de 2010 então!!

5 - Mundo

A terra se revolta

O ano foi de muito tremor de terra. Até no Brasil se sentiu os tremiliques. No Haiti, a situação lá que já era complicada, ficou pior. Porto Príncipe, a capital, foi arrasada. Entre as vítimas, Zilda Arns, da Pastoral da Criança.
O Chile também foi vítima de um poderoso terremoto no centro e no sul do país, de 8,8 graus, causando muita destruição.
Em seguida, foi a vez do noroeste da China sofrer um forte abalo. Daí, quase 3 mil mortos. É, a terra se arrumando, minha gente...

Vulcão com nome impronunciável

Não é o vulcão islandês. O nome é tão difícil que eu precisei pegar um de outro lugar

Um vulcão expeliu cinzas pesadas durante alguns dias, e acabou fechando o trafego aéreo europeu por vários dias, causando apreensão. O volume e a dissipação das cinzas causaram todo esse problema. E o nome desse vulcão a gente só consegue ler se fizer Ctrl-C e Ctrl-V: Eyjafjallajökull. Soletre essa palavra agora...

Java com terremoto, vulcão e Tsunami
A ilha de Java, na Indonésia, passou por um cenário apocalíptico: Terremoto, tsunami e erupção vulcânica, ao mesmo tempo ou num intervalo curtíssimo entre as revoltas da natureza.

Derramamento de óleo no golfo
A petroleira BP fez a maior HAGADA da história, com um acidente sem comparações de derramamento de petróleo, no Golfo do México. 780 milhões de litros de petróleo foram parar direto no mar, e o vazamento demorou cinco MESES para acabar. Uma tragédia ambiental.

Lula lá fora...

Mandato do Lula tá acabando, mas ele ainda fez das deles nas relações internacionais:
- Cuba: Lula foi a Cuba ver o Fidel, mas acabou passando por uma saia justa: um preso poítico que mandara uma carta pedindo ajuda ao Lula morreu antes do companheiro chegar a Ilha. Isso deu muito o que falar...
- Irã: ...mas nada comparado ao caso com o Irã. Brasil e Turquia se uniram para fazer um acordo com o Irã de enriquecimento de Urânio, para conter as outras nações que queriam encher os aiatolás de sanções. No fim não deu certo, e Lula, a contragosto, fez o Brasil entrar na turma do "sanciona".
- Asilo a Batisti e a iraniana: Lula ainda teve de descascar mais abacaxis: o do terrorista Cesare Batisti, que está preso no Brasil, e da iraniana que foi condenada ao apedrejamento em sua terra Natal. Nos dois casos, o asilo estava em jogo. As decisões estão em aberto, mas tudo indica que fica tudo como está hoje.

Obama e a...
- Saúde: Numa votação apertada, Obama enfim consegue aprovação de seu pacotão de Saúde, promessa de campanha. No entanto...
- Votação do Senado: ...a popularidade do presidente não é a mesma de antes. Prova disso foi a derrota nas urnas pelo Senado Federal, o que dificulta a aprovação de projetos importantes do governo.
- Saida da operação no Iraque: No entanto, Obama afirma que a operação no Iraque está terminada, e que agora é só retirar os soldados. Vamos ver...

Confusão a vista!
- Metrô de Moscou: um atentado chocou o mundo, em Moscou, Rússia. Duas explosões deixaram 60 feridos e 38 mortos. Como sempre, aquela intriga com a Chechênia..
- paquistanês tretando em NY: Um paquistanês tentou fazer algo semelhante em Nova York, mas foi frustrado. O suspeito disse que agiu por conta própria, mas é óbvio que tem coelho nesse mato.
- Coreia x Coreia: Mais um capítulo da guerrinha de vizinhos: Coréia do Norte ataca ilha sul coreana e reacende o sinal de alerta do mundo. Ô povinho brigão...
- Confusão entre Israel e Palestina: Parece que é fixo na retrospectiva: Se não tiver acontecido nada no Oriente Médio, não vale. Dessa vez foi um ataque israelense a navios de ajuda humanitária. Houveram protestos no mundo todo por conta desse ataque absurdo.
- Confusão no Equador: Na terra em que a capital nunca mudou, houve uma tentativa de golpe de estado, deixando o presidente malzão e preso num hospital. O motivo é a redução de salários dos militares, além das péssimas condições de trabalho. Foi um "ah, é? peraí...", ocupado prédios públicos e o aeroporto. Com uma conversa vai-conversa vem, ficou tudo ok. Mas que tentaram derrubar o governo, tentaram.

Acidentes acontecem...


O ano foi marcado por alguns acidentes que deixaram marcas sérias em muita gente:
- O presidente polonês e mais 96 pessoas morreram depois da queda do avião que os levava até a Rússia. Comoção nacional.
- Em contrapartida, uma criança holandesa foi a única sobrevivente de uma tragédia com uma queda de avião na Líbia.
- O pessoal do Paquistão - que já havia encarado uma enchente braba - também encarou um acidente aéreo numa área de difícil acesso
- O acidente mais impressionante de todos não teve, no entanto, uma única vítima. 33 mineiros foram soterrados e ficaram lá por impressionantes 69 dias, à 700m de profundidade. Todos se salvaram, depois de um resgate acompanhado pelo mundo com muita ansiedade.
- Só que os mineiros neozelandezes não tiveram a mesma sorte. 36 ficaram soterrados, mas 4 dias depois uma explosão lá em baixo matou a todos.

Wikileaks

Pacabá, o fato mais impressionante de todos, ao meu ver, pela coragem (ou maluquice) do figura: Julian Assange. Ele está deixando o mundo - em especial os governantes - de cabelo em pé. Criar um site que vaza documentos ora sigilosos é realmente um ato de muita coragem ou muita loucura.
Ele não é novo, já existe há algum tempo. No entanto, só nesse ano, levou a público 77 mil documentos da inteligência americana sobre o Iraque e, nas últimas semanas, mais de 250 mil telegramas secretos do Departamento de Estado dos EUA com os bastidores da diplomacia americana.
Foi preso por acusações de estupro na Suécia, mas acabou solto. O que acontecerá a seguir? Só o tempo dirá.

Vamo, que falta coisa ainda! Próximo: BRASEEEL!!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...