28 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 (V) - Copa do Mundo

AE, mais um, mais um! O ano acaba, mas o especial está longe de terminar. Vamos matar mais um, dessa vez com um grande evento esportivo do ano:

6 - Copa do Mundo

Primeira Copa no continente africano

Peraí, meu querido, tem um restinho de alface aqui no dente...

A África se uniu para a disputa da Copa do Mundo, mas com aquela olhadela desconfiada do resto do mundo. Principalmente por causa da greve dos obreiros das obras e do clima tenso na Angola, que recebeu a Copa Africana de Nações, em que a seleção togolesa foi atacada e não disputou o torneio.
No entanto, retirando os problemas com o transporte, a Copa segui tranquila e surpreendendo essa manezada que queria ver os sudafricanos ZEVODEREM. Brasil que se cuide!

A seleção da casa pegou um sorteio PHODA, com dois campeões mundiais (Uruguai e França) e o México, que havia metido a vara nos italianos num amistoso. Apesar de vencer os franceses, empatou com Uruguai e perdeu para o México, sendo a primeira seleção-sede a não passar à segunda fase.

Espanha campeã, Holanda Vasco, digo, vice


A grande vencedora da Copa foi a seleção espanhola, o seu primeiro feito em Copas, e na sua primeira final. Começou sua campanha com uma surpreendente derrota frente aos suiços, com um dos gols mais estranhos que já vi.

A partir daí, David Villa e companhia começaram a deslanchar. Classificação em primeiro do Grupo H, oitavas-de-final contra os eternos adversários portugueses, quartas contra a surpresa paraguaia, semifinal contra os todo-poderosos alemães, final contra a forte Holanda.
Carcou todos, pelo placar mínimo, mas carcou. Mais que merecido pelo forte futebol que tem há décadas.

Quem jogou bem, como eu já disse, foram as seleções alemã e holandesa. Antes de eliminarem os sulamericanos, ambos andaram dando show. Os germâmicos golearam na primeira fase, mas perderam para a Sérvia.

Já os holandeses ganharam todos os jogos até a final, inclusive com os brasileiros. Dos laranjas, Robben e Snidjer foram os destaques. Dos alemães, Ozil e Muller.

No entanto a Espanha estava no caminho dos 2, eliminando eles da disputa pela Taça.

Destaque para os sulamericanos. Chile, Paraguai e Uruguai fizeram bonito. Chile ficou no Brasil, mas deu suadouro na Espanha. Paraguai fez uma boa disputa, e foi eliminado pelos campeões. Isso tudo sem Cabañas, que foi covardemente alvejado por um tiro na cabeça, mas que está "recuperado".

O Uruguai voltou a fazer seu nome ser ouvido entre os 4 melhores depois de 40 anos. Graças a Forlán (craque da Copa) e Suarez (que salvou o Uruguai da eliminação com uma defesa sensacional, num dos momentos mais emocionantes da Copa), com uma ajudinha básica do Loco Abreu.

Brasil fica no caminho, Argentina também

Fora o mico na Copa do Mundo, algum problema?

A seleção foi com os amigos do Dunga para a África do Sul: Kléberson? Josué? Michel Bastos? Cadê Marcelo, Ganso e Ronaldinho Gaúcho? Nemyar de fora?

Com tudo isso, Dunga partiu para a Copa e pegou um grupo pedreira. Demos azar com a contusão do Elano, que vinha sendo jogador-chave na seleção. Até as quartas-de-final (Coréia do Norte, Costa do Marfim, Portugal e Chile), nada de grandes sufocos.

Aí vieram os holandeses, que foram dominados no primeiro tempo, mas dominaram o Brasil no segundo. Nada de mais, afinal a Holanda tinha um bom time. No entanto, o Brasil na teoria tinha também, mas graças ao Dunga, sem qualquer poder de reação. Então aceitou quieto o resultado e voltou melancolicamente pra casa.

Destaque para Felipe Melo, exemplo vivo dessa seleção. No jogo contra a Holanda, deu um dos passes mais bonitos da Copa para o gol de Robinho, mas no segundo tempo não fez nada e ainda foi expulso vergonhosamente, sepultando uma já dificil reação brasileira depois da virada...
E ainda quer ser Pelé? Ahvá!

Mas claro, um dia depois o furacão argentino (Nigéria, Coréia do Sul, Grécia e México), que dava show com Messi, Higuaín, Tevez e cia acabou de 4 frente a Alemanha. Os alemães fizeram o dever de casa direitinho, menos o treinador que foi limpar o salão. ECA!

Personagens da Copa

Larissa Riquelme

HOW EASY! É assim que eu falo quando vejo a Musa da Copa. Em Assunção, torcendo pelo Paraguai, a modelo e atriz encantou o mundo com seus, er, atributos. Fez propaganda nos seus airbags, posou para a Playboy...

Polvo Paul
O Octopode mais famoso do mundo vem de um aquário alemão, e adivinhava de forma incomum os resultados da Alemanha na Copa. Inclusive as derrotas. Assim, acertou os resultados contra Sérvia e Espanha. Foi pedido ao polvo que tentasse adivinhar quem venceria a Copa, ele acertou denovo. Percepção por um tipo de cor ou não, o polvo fez o maior sucesso no ramo da adivinhação.

Pena que tanto olho gordo levou Paul a morte. Claro, era mais a idade, mas enfim...

Maradona
O ídolo argentino tem um capítulo especial na Copa. Além de dirigir uma seleção que até as quartas de final vinha fazendo bonito, teve suas particularidades, como o tratamento de pai com os jogadores, a sua barba para disfarçar uma mordida de um CACHORRO, o seu terninho, as alfinetadas no Dunga, a promessa de desfilar pelado em Buenos Aires, a tristeza pela eliminação frente aos alemães.

Mick Jagger
Que ele é ídolo de várias gerações do rock, isso é inegável. No entanto, também é inegável que ele é um pé frio do BARALHO. EUA, Inglaterra e Brasil sentiram o peso de sua torcida, e ambos foram eliminados quando o cantor estava presente no estádio. Aí virou piada pronta...

Vuvuzela
O instrumento acabou se tornando típico da sudáfrica, e a FIFA deixou rolar a danada nos estádios. Resultado? Zumbido no ouvido de todo o mundo. Esse instrumento de sopro virou o símbolo dessa copa, mas de incômodo. FFFFFFFFFFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMMM


Aguente se for capaz!!

Jabulani

Éeeeee... Jabulaaaaaaaniiiii....

A Adidas preparou uma bola praticamente sem gomos, com o espaço entre eles muito reduzido, causando um atrito menor da bola, e efeitos imprevisíveis. Essa é a jabulani, bola que deu muita dor de cabeça aos goleiros. Como uma maldição, vários goleiros foram vítimas da bola. Valeu Cid Moreira, por imortalizar uma bola!

Tiago Leifert
Esse cara é fera, bicho, brincadeira. Comandou como ninguém as transmissões da Copa com uma apresentação que agradava a todos. Ele e Caio protagonizaram cenas hilárias durante a Copa, sempre com a argentina que gostava de zoar, mas que entrou na dança também!



E é isso de Copa. Próximo: MUNDO!!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...