25 de janeiro de 2007

Clube dos desocupados (II)

Pra quem come web com farinha, já deve ter ouvido falar em RSS. RSS (Really Simple Syndication) é um jeito novo e prático de ficar informado. Com ele você pode reunir informações de seus sites preferidos em uma única tela, e, como num programa de e-mail, ser avisado das novidades assim que elas são publicadas na internet.
Basicamente, são arquivos XML que dão "manchetes" de conteúdos de sites. Isso pode ser uma boa propaganda...

Para blogueiros, propaganda é praticamente quase tudo . Portanto, vou mostrar aqui algumas formas de vc divulgar seu blog - ou seu site, se ele "produzir" RSS de seu conteúdo - sem sair da web (santa web2.0...)

Precisamos encontrar agregadores - são as aplicações que leem realmente RSS. Existem vários na web afora. Mas vou mostrar APENAS três "agregadores":

Comeq eu pego esse negócio??

Para saber se um site tem RSS, procure na página um botãozinho laranja chamado RSS (dãa). Para pegar o link do RSS, clique direito no botãozinho laranja e selecione Copiar Link - ou coisa que o valha.
Gerenciadores de blogs geralmente já produzem RSS para nossos blogs - no blogger, eu garanto! - tente acrescentar /atom.xml ao caminho do seu blog.
Consulte a ajuda do gerenciador de blog que vc usa para mais informações.

"Agregadores"

1º Gmail

Esse serviço que vou "apresentar" já é disponível na versão estadudinense ha quase um ano. Para nós brasileiros, não deve ter nem 6 meses... Ele aparece com o nome de Clip Web, uma barrinha azul no alto da parte dos emails. Para inserir um RSS nesses links, vá em Configurações (no alto da página) >> Clipes Web. Lá aparecerão os RSS que já aparecem em Clip Web.  Em Pesquisar por tópico ou URL você adiciona o link que vc copiou anteriormente. (esse link deve terminar com /atom.xml ,/rss.xml ou .rss)

Se tudo der certo, ele exibirá a descrição do site de onde o RSS veio. Daí é só adicionar e ver na barrinha azul as novidades do site...

2º Google Página inicial

Se vc não viu a página inicial do Google, pô, de que PLANETA você é??? Ele é basicamente compostos de Gadgets, pequenos programinhas que fazem alguma coisa interessante - ou não... Tem alguns joguinhos, aplicações como calendários, um tradutor do Babylon, mas o que pesa mesmo lá são... os Gadgets que lêem feeds RSS. Se vc usa tb o Google Desktop Search, vbc pode usar Gadgets tb no seu Desktop. Não vou ensinar a vc como criar um gadget, isso é bem trabalhoso - caso esteja interessado, clique aqui para mais detalhes.

Vou usar um Gadget para exibir feeds na página inicial do Google:
Logue-se na página - para que vc não perca tudo o que vamos fzer. Clique, na página inicial, em Adicionar Novidades. Na barrinha de busca, digite "google reader". No resultado, clicar no 1º que aparecer - o q tiver o bequer - ou sei lá o q é isso - verde (google reader labs). Volte ao começo e veja que aparece uma espécie de janeliha. Ela está vazia - por enquanto... :P

Clique, ao lado do nome Google Reader Labs em editar. Lá, clique em Edit Subscriptions. Vai abrir uma página, onde aparecerão os feeds RSS. Para adicionar um, vá em Go to Google Reader. Vai demorar para abrir :( - é nessa parte que a maioria da galera abre... mas tá quase acabando...

Quando abrir, procure Add new subscription - ou coisa parecida... Lá, cole o link do RSS que vc pegou lá em cima. PRONTO!!!!
Na página inicial, vão aparecer as últimas "manchetes" dos sites.

3º No seu blog!!!!

Podes adicionar até um FEED - como chama essas "manchetes" do site que são exibidas - através do blog. No novo blogger beta, peça para personalisar.
Aparecerá um diagrama de como está o layout do seu blog - eu acho... :P
Nela aparecerão links do tipo: adicionar um elemento a página . Clique em um deles - no que vc achar melhor... nele e procure na janela que abrir a opçao feed. Ao clicar nela, aparecerá um espaço para adicionar o link rss que vc quer adicionar.

Pronto. É só isso... Existem outras maneiras de ver RSS, mas gosto mesmo é dessas!!!

Qualquer dúvida, comenta aí...

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...