25 de janeiro de 2007

Cangatux.msgDeProgramador(18);


Cangatux.msgDeProgramador(17);
Originally uploaded by fgas18.
XO, analfabetismo digital... (ou não?)

O laptop a 100 dólares já tem nome e parece que já tá encaminhado no Brasil...

Senhoras e senhores, o XO!

Esse pequeno computador tem processador equivalente ao de um Pentium II; memória RAM de 128 MB; interface gráfica Sugar, em software livre; editor de páginas Fácil; um browser simples e câmera embutida. Não pode armazenar dados e nem roda CD ROM, mas tem quatro saídas USB (para conectar periféricos como scanner, impressora, etc.), o que também permite que a produção do aluno seja transmitida ao computador da escola, armazenada em um servidor ou até mesmo publicada em uma página virtual.

Nesse protótipo, o acesso à internet é discado e, portanto, requer uma linha telefônica na escola. Porém, existe ainda a possibilidade de existir uma versão wireless (sem fio). No início das discussões, houve a proposta de que o XO fosse movido a manivela. Isso mesmo: manivela. A idéia (que não foi em frente) era de que o aparelho pudesse ser usado em regiões em que não há energia elétrica.

*****

Pra quem não é tão ligado em tecnologia assim, e não conhece o projeto Laptop de 100 dólares (OLPC - One Laptop per child - um mega projeto de inclusão digital lançado pelo MIT media Lab para atender crianças carentes pelo mundo afora) vá no site do projeto e veja mais detalhes.

Inté+

Um comentário:

Richard Aléxis disse...

Vi em outro blog o carregador dele, é tipo um ioio, vc pode amarrar ele numa arvore e ir dando corda hauhauah, preferia a manivela.
E quanto o fato de ele não poder salvar nada é bem ruim, ter um laptop e ter que salvar seus arquivos num disquete é meio estranho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...