31 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 (IX) - Tecnologia

E entramos na reta final da Retrospectiva! Vamos ver o que o mundo da tecnologia teve de destaque para esse que vos tecla:

2 - Tecnologia

Chegada a Lua, Unix e Arpanet completam 40 anos


Esse ano,três revoluções no mundo da tecnologia completam 4 décadas: A primeira vez do homem na Lua - vide foto - foi a mais revolucionária, e hoje tão sob dúvidas. O fato é que a Guerra Fria influenciou a pressa na corrida para a lua. Como acabou, murchou a vontade. No futuro vão haver mais viagens. Vamos esperar né?

O Unix, sistema operacional que deu base para os SOs atuais, foi criado em 1969 também. Hoje em dia a sua versão "pura" ainda sobrevive, mesmo que em dificuldades. Atualmente, até o Windows 7 usa algumas funcionalidades do Unix... Só que a que se destaca mais é o Linux, kernel criado baseado no Minix, que seria como um Unix resumidão.

No fim a WWW também completa 4 décadas. Foi criada como ARPANET, uma rede que ligava centros de pesquisa e bases militares americanas, e hoje graças aos idealizadores, você aqui está vendo esse post :P

Guerra de Buscadores esquenta: Chega o Bing!
Depois de algumas decepções com relação a essa guerra de buscadores - como o Cuil e o Wikia Search - chega a Microsoft e tenta por moral na situação. Depois do MSN Search, temos o Bing sendo criado pela Big M. Uma sensível melhora em relação a outros buscadores do Seu Severino. É, parece que o Google ganhou um concorrente bom. Mas nada que assuste a Big G, que continua investindo...

Guerra de SO esquenta! Windows 7 e ChromeOS

...tanto é que o Google lança o Chrome OS, SO baseado no Linux que promete revolucionar. Ao contrário de alguns outros produtos que ninguém sabe como usar - como veremos daqui a pouco - o Chrome OS parece que promete muito. No entanto ainda não se tem acesso total ao sistema, somente a alguns "privilegiados".

A Microsoft, sem querer saber dos outros, tenta se redimir da HAGADA que foi o Vista. E o WIndows 7 traz grandes melhorias sem duvidas. Veja quais são aqui. E dá pra perceber o interesse do pessoal em migrar, o que não havia no lançamento do Windows Vista.

Twitter continua mania! Até planta e bicho twitta!

Com a API do Twitter liberada pelos criadores, qualquer um com uma idéia boa pode criar um aplicativo para o Twitter. Tem para tranmissão de webcam, tem aqueles infames testes, e por aí vai. As novidades desse ano são as listas de twitters e esses programinha que fazem que você seja seguido por muita gente ao mesmo tempo.

No mais, além de tudo de twitter que se falou nessa retrospectiva, o destaque é que animais e plantas também possuem perfil. Uma plantinha pode mandar um tweet avisando que está "com sede" por exemplo. Quixtranho, pô...

Jobs reaparece magrim, magrim...


O cara da Apple passou por maus bocados com a saúde, mas esteve bem disposto para exibir as novidades da empresa da maçã, como o onipresente IPhone. Depois de um transplante delicado de fígado - que deu até polêmica de fura-fila pro Jobs - ele volta mais magrinho e comenta do seu estado da mesma forma que comenta as novidades da Apple. Boa sorte pro cara! O nome dele sim é trabalho (rimshot)

Mais paradinhas do Google (Wave who?)

Big G continua com sua trama de dominação mundial. Além do Chrome OS, o browser Chrome começa a ganhar extensões, deixando o Firefox atento. O Orkut muda seu layout e exige convite para a alteração. Só que o destaque do ano é o que muita gente não sabe mexer. Sim, alguém conseguiu uma utilidade realmente boa para o Google Wave? Convites eram disputados no tapa, pois prometia revolucionar. Bem, se ele vai fazer isso eu não sei, mas agora só deixa dúvida na cabeça da galera...

Cura para a AIDS? Quase. Dedo-pendrive? Sim!

Jerry Jalava mostra, em fotos na web, a prótese do dedo com o pendrive

Pra fechar esse post, uma notícia incomum: um cara perdeu a ponta de um dos dedos num acidente de moto e o médico que o atendia lhe deu a idéia de instalar um pen drive junto com a prótese de borracha que seria colocada no local do dedo fora. Exibiu fotos e como funciona essa geringonça no seu blog. Esse daí precisa saber bem onde mete o dedo agora...

Ah, e o fato de citar a cura pra AIDS é que nesse ano, pesquisadores começam a se aproximar de uma cura efetiva. Vamos ver, né?

Quase concluído! Falta só a minha retrospectiva!
Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...