9 de março de 2009

Clube dos Desocupados (XLVIII)

Os nomes das operações da PF

Sabe aquelas operações da Polícia Federal que tocam terror na rapaziada? Além dessa característica, elas se destacam pelos seus curiosos nomes, sempre relacionados ao teor da investigação. Vampiro, Hurricane, Satiagaha, enfim.

Quem tem a grande sacada de inventar esses nomes?

Como eu falei acima, os nomes são relacionados ao conteúdo do que se está investigando. Os delegados da PF usam os nomes para deixar a investigação mais sigilosa possível. Por exemplo, a operação de codinome Isaías, que investigava a extração ilegal de madeira, se fazia valer de um trecho do livro do profeta que diz: "Restarão tão poucas árvores em sua floresta, que um menino poderá contá-las".

Pois bem. Nesse link você pode conferir um pouco das operações da PF nos últimos anos. Como detalhe, os nomes das operações. Em 2009, por exemplo, já tivemos as operações Catingueira, Visconde, Excalibur, Líquido Bom e Queixada, entre outros.

E o link inútil da vez? Ah lógico. Muita gente acha que esses nomes são inventados por bel prazer dos delegados. Então eles devem fazer algo como o que é feito nesse site, que gera aleatoriamente nomes de missões para o Exército americano.Destaque para Cold Centaur, Desert Anaconda e Incredibly Expensive Snow Leopard (?). Realmente, será que existe uma versão dessas nacional?

heheheehe

Fonte: Revista Veja

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...