30 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008 (VIII)

3 - Tecnologia!

Tá chegando ao fim a retrospectiva mais infame da rede. Desta vez, um pouco de bits para vossas mentes. O que pintou no cenário tecnológico neste ano que ora agoniza?

* Browser "War"

http://juliovedovatto.files.wordpress.com/2008/06/bolo-ff3.jpg

Esse ano foi marcado pelo duelo dos Browsers. Lançamentos e novidades agitaram os nossos PCs.
Pra começar, o IE 7 já estava na fita e tentava trazer funcionalidades que os browsers atuais já tinham.
Só que em julho, com uma propaganda avassaladora, o Firefox com seu Download Day, bateu o recorde de downloads de seu Firefox 3, reconhecido pelo Livro dos Recordes.
A Google, não querendo ficar de fora dessa, lançou seu browser também, bem baseado com o Safari, da Apple. Atendendo por Chrome, ele trazia novidades como um novo motor Javascript, e independência do processamento das abas.
A Microsoft, sabida, já começou a desenvolver o IE 8, já lançando vesões Beta (Oi Beta!! \o/). Bem, a guerra não acaba tão cedo, melhor pra gente!!

* Muito barulho por nada...

http://eduardobuarque.files.wordpress.com/2008/07/cuil-image.jpg

Nem todos os serviços disponibilizados na grande rede fazem sucesso. Alguns chegam abafando, mas são abafados pela galera. Alguns deles:

- Wikia Search: A idéia é boa. O Wikia veio com todas as coisas bacanas da Wikipedia aliadas a busca na web. Os próprios usuários podem ajudar o serviço, já que uma das suas premissas é "não usar motor de busca viciado", como o Google faz - vide o caso do Senado Federal.
Idéia boa, mas não pegou. Tem alguns defeitinhos e mesmo com todo o hype da Wikipedia, ainda não conseguiu alcançar o resultado esperado. Só que o pessoal da Wikia sabia bem disso, então continuamos torcendo para que o serviço cresca e continue como uma boa opção. Precisa agradar o público blogueiro, mas...

- Cuil: É, amigos, mas tem tiro que sai pela culatra. Saca a relação PTxPSTU ou PTxPSOL? Pois é. O mesmo podemos dizer de Google x Cuil.
O site foi desenvolvido por Tom Costello, professor de Stanford, sua mulher, Anna Patterson, ex-arquiteta de buscas do Google e outros dois ex-engenheiros do Google, Russell Power e Louis Monier. Uma rebelião para o lado negro da força (já viu a página inicial do bicho?) que prometia revolucionar a busca na internet.
O Cuil está a menos tempo no ar que o Wikia, mas conseguiu ser um fiasco em relação a nuvenzinha. Isso mais pela espectativa que levantou, e pelo serviço que apresentou. A interface é inovadora, sim, mas de que adianta uma carinha bonita se o indice de buscas é ínfimo? Não conseguiu uma fatia sequer do mercado de buscadores, e o tráfego é de envergonhar - não mais que eu com o Pappatuddus.com, posso garantir :D
O que prometia calafrios no Google não fez nem cócegas...

* Google mostra as garrinhas

E o que a Google fez esse ano? Vejamos:

- Knol: A Wikipedia da Google começa a engatinhar, mas ainda não pegou como queria. A idéia de ganhar um trocado agrada muito, e a filosofia google de reunir e disponibilizar está aqui e com força. Mas... bem, ainda não pegou, como eu disse. Cheguei até a colocar o meu trabalho na SBPC 2007 lá, mas levei muito esporro dos visitantes... hehe paciência...

- Street View: Antes do GeoEye, o pessoal do Google lançou o Street View, add-on do Google Earth/Maps que, ao pé da letra, exibe imagens como se você estivesse andando naquela rua. Nada de visão aérea. Bem, isso gerou polêmica em alguns locais, como na Alemanha. Invasão de privacidade? Pode "entrar" na minha casa?

Android logo

- Android: Esse parecia que ia naufragar no meio do caminho, mas enfim saiu. A API de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis saiu do papel e logo fez adeptos. Com um grande númeo de empresas por trás, o Andróid já possui hospedeiro, o G1. Lógico que o duelo com o IPhone começa a ficar interessante. Quem ganha somo nós!!

- GeoEye: A Google está patrocinando o uso do satélite GeoEye-1 do Departamento de Defesa norteamericano, um satélite com resolução incrível de 50cm. Isso para preto e branco; para imagens coloridas, a precisão é de 1,65m. Lógico que o Google Earth vai usar o brinquedinho. Imagina só :P Google quer dominar o mundo? Ela quer dominar é o universo!!

- OpenSocial: API para desenvolvimentos de aplicativos para redes sociais. A Google andava comendo peba, pois alguns de seus concorrentes já usava o OpenSocial, mas não a sua rede, o orkut. Tá, a API ainda não fez um sucesso "retombante", mas quem não tem "Minha Música" ou "BuddyPoke" em seus perfis? É do tipo de serviço que promete, mas ainda engatinha.

* Orkut pela bola sete

http://www.riclan.com.br/novo/produtos/Bola-7-Framboesa-700g.gif
Tu-dum tssss

Os boatos nunca foram tão reais esse ano. Depois do Google passar a bola da chefia do orkut para o Brasil - de longe um dos únicos países onde o orkut faz sucesso -, o Google quase se vê fechando o seu serviço de redes sociais, pelo menos para os brasileiros.
Tudo por causa do recurso de bloqueio de fotos e álbuns, o que - segundo os deputados e senadores que combatem a pedofilia na internet - poderia ocultar transgressores. Depois de uma sinuca de bico braba, o pessoal da Google resolveu cooperar com as investigações, permitindo acesso dos engravatados a perfis "suspeitos".
Lógico que aquelas historinhas de que o orkut acaba dia tal não faltaram. E logicamente sem fundamentos. Se o pessoal da Google não diz nada sobre, não é verdade e ponto. :P

* IPhone no Brasil

A Apple pra mim é mais ameaçadora a Big M do que o Linux. Sim, pois nos States a maçã comida tem um grande número de usuários. De lançamento mesmo só o MacBook Air, um notebook finiiiinho e levinho.
Bem, mas o fato maçazístico (?) deste ano mesmo, além da zica que a galera tava fazendo com a saúde do Steve Jobs, foi a chegada do IPhone ao Brasil. Trazido pela Claro, o smartphone turbinado chamou a atenção de muita gente, na festa de lançamento tinha muito famoso tentando filar um aparelhinho na faixa...
Aproveitando os lançamentos celuláricos, falo aqui do 3G. As operadoras começaram a disponibilizar serviços 3G nos seus celulares, mas ainda não está assim uma Brastemp. O negócio mesmo é aguardar.

* Next Gens

http://www.psu.com/media/articles/console_wars.jpg

A batalha não fica apenas no PC. Três gigantes do mundo dos games acirram ainda mais a batalha pela preferência do usuário.

Nintendo, com seu Wii - uma revolução na forma de jogar;
Sony, com o Playstation 3 - inovação e fama dos consoles anteriores;
Microsoft, com o XBox 360 - conserta aqui, ajeita ali e a idéia que era boa finalemente vinga.

Jogos pululam em ambas as plataformas ou - mais cruel - em apenas um deles. Isso cria um dilema na cabeça do cristão: Qual eu compro? Sim, porque os 3 são carinhos como a zorra.
O ano que vem só vai aumentar essa rivalidade. E então, de que lado você está? :D

* Twitterando até o último caractere!


A premissa é simples: você tem 140 caracteres para digitar o que deseja. E é justamente essa "limitação" e a integração do serviço fez do Twitter um grande sucesso. O serviço de microblogging me torceu a cara de início, mas depois eu vi que simplicidade é o forte desse pequeno passeriforme.
A possibilidade de você postar usando celular também agradou bastante, o que tornou o serviço mais útil ainda. Um bom exemplo foi o RedBull SoapBox e as eleições, o qual você tentou acompanhar aqui pelo meu Twitter. Isso deixa o blogueiro mais com pinta de jornalista, podendo postar aonde a notícia está.
Empresas começam a usar o Twitter também, explorando o que ainda ele não faz: O twitter não possúi um plano de negócios para tentar ganhar algum côrim-de-rato com o serviço. Porém, empresas como a Dell já começam a faturar uns vinténs usando o pequeno pássaro azul.
Abre o olho, rapaziada!

* Severino Gates pendura o mouse

http://www.noticia360.com.br/wp-content/uploads/2008/06/bill-gates.jpg

Para encerrar, temos de relatar um fato histórico para a computação. O nosso caro Bill Gates, fundador da Microsoft que, bem ou mal, mudou a forma de como era usado o computador, resolveu pendurar o mouse. O anúncio foi em janeiro, mas ele só abandonou em junho.
No seu lugar ficou o "Developers-developers-developers-developers"man, Steve Ballmer. Antes de ir, o Severino exibiu um vídeo de despedida muito do sacana... O tal vídeo mostra seu último dia de trabalho e a tentativa de um emprego com alguns de seus amigos, como Hillary Clinton e Bono Vox - para este último, uma exibição de Guitar Hero :D
De fato esse cara fez história, e deixou a empresa quase no piloto automático. Quase. Vai depender do Windows 7 que vem aí, se não vai ser a decepção que foi o Vista - pelo que prometia, não pelo que ele é.

---

Estamos na reta final!! Vcs já sabem. Faltou algo, comenta cabra!!
Próxima parada, SBPC 2009!! o/

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...