27 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008 (VI)

5 - Olimpíadas de Pequim ou de Beijing?



Sim, caros amigos. Este evento mereceu destaque maior por causa um pouco das minhas veias não-jornalísticas-esportivas. De fato esse evento deu o que falar no primeiro semestre, por se tratar da China, essa terra misteriosa.
Enfim, sem mais delongas, vamos ao que interessa

- Pré-jogos

http://www.beijingolympicsfan.com/wp-content/uploads/2007/10/beijing-2008-logo-03.jpg

A China não viveu um bom começo de ano não. Um terremoto assolou o sudeste do país, e isso só veio somado a uma revolta dos Tibetanos pela independência e o repúdio do mundo aos atos chineses de contensão dos manifestantes. Até monges entraram na porrada... (Se fossem monges Shaolin, aí meu amigo, o negócio seria diferente :D)
Enfim. Além dos já conhecidos direitos suprimidos ou restritos da imprensa, que complicou o conhecimento em tempo real dos acontecimentos no Tibet, e deturpados pelo governo local, a China aguardava os seus atletas olímpicos e Para-olímpicos com os jogos Olímpicos/ParaOlímpicos.

- Jogos Olímpicos

http://www.clicrbs.com.br/especiais/diversos/02blognoveolimpiadasaberturaclaudiaioschpeblogdelaolimpiada200808082008.jpg

A abertura e o encerramento dos jogos ficaram para a história dos jogos e um dos fatos mais marcantes em 2008. A data da cerimônia de abertura também foi parte da simbologia que norteou toda a celebração: 08/08/2008.
Uma bela cerimônia, com muitos momentos marcantes. No desfile das bandeiras, o momento chave, pelo menos para mim. Yao MIng, grande astro do basquete do país carrega a bandeira chinesa ao lado de um garotinho que sobrevivera ao terremoto supracitado.
No encerramento, um Ônibus inglês para levar a patota a Londres, terra dos próximos jogos.
Destaque para as instalações dos jogos e as arenas. O que é aquele cubo d'água? E o design do Estádio olímpico, chamado Ninho de Pássaro? Simplesmente belos.

- Astros dos Jogos

http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15328631-EX,00.jpg

Bem, falar dos jogos num post é complicado, você pode ver o que aconteceu no histórico de agosto. Porém, o que posso destacar é a Trindade.
No caso, a Trindade seria os 3 super heróis mais famosos do DC: Superman, Batman e Mulher-Maravilha. E podemos separar 3 heróis nas piscinas e pistas.

* Micheal Phelps

Vencedor de 8 medalhas em 8 disputas, todas de ouro. Ele protagonizou duas disputas emocionates. Uma no 4x100 livre, ele sendo salvo por ... que empataria com nosso Brasileiro Cielo com uma medalha de bronze nos 100m livre. A outra foi nos 100m borboleta, e aí foi com ele mesmo. Um super atleta que bateu o recorde de medalhas numa única competição, marca do também americamo Mark Spitz. Boua truta!! \o

* Usain Bolt

Quão rápido pode correr um ser humano? Pois é. A prova mais rápida dos jogos, os 100m rasos, em vez de esclarecer, pôs uma pulga atrás de nossas orelhas. Sim, pois a disputa entre os jamaicanos Asafa Powell e Usain Bolt, juntamente com o Americano Tyson Gay, foi dizimada com facilidade pelo Jamaicano Bolt. E ele não fez somente isso. Além do ouro na prova e um recorde mundial que poderia ter sido ainda menor, o carinha venceu os 200m rasos e o revesamento 4x100 para a Jamaica. Pena o Flash não fazer parte da Trindade :P

* Helena Inzibayeva

Apesar de eu ter uma pinimba com russos, tenho de tirar o chapéu para a Helena - no bom sentido. Além de bela ela salta como ninguém. Nos jogos, apesar do mico de nossa representante, que poderia sim pegar uma medalha, a russa roubou a cena dizimando mais uma vez o recorde mundial que já pertencia a ela. Ouro mais que merecido!! E isso eu digo sem o uso do laço da verdade :D

- Os Brazucas


Não ganhou medalhas para você, brasileiro ingrato :D Lucimara Silvestre é ouro e ponto final.

O Brasil conseguiu a segunda melhor campanha na história dos jogos. foram ao todo 15 medalhas, com 3 de ouro. Tivemos muitos heróis - corrigindo, muitas heroínas :D - desde o Judô, a primeira medalha feminina individual brasileira com Ketleyn Quadros, passando pela Vela, com as gatíssimas Fernanda Oliveira e Isabel Swan, a Natalia Falavigna no Taekwondo, e termina com os gloriosos ouros de Maureen Maggi no atletismo e das meninas do vôlei feminino. Essas aí amarelaram mesmo e nós gostamos dessa vez!! (ah, Fabi... :D)
Mas não só de glórias vive o Brasil. Como eu disse, foram 3 douradas. a terceira que completa - ou abre cronologicamente - o pacote, foi o do Cesar Cielo, nos 50m livre na Natação. Pratas e bronzes foram somadas com esforço ou decepções, mas e quem veio com favoritismo e voltou sem porcaria nenhuma? Pois é.
Diego Hipólito, Jadel Gregório e Fabiana Murer. A nossa Trindade :S OS 3 tem total capacidade de sair com 3 medalhas boas - quiçá com muita sorte, 3 ouros. Mas a sentada na final, a falta de boas marcas e a vara que sumiu respectivamente prejudicaram nossos atletas. Ou será que foi amarelão? Nunca vamos saber.

- Paraolimpíadas

Alguns dias depois do fim dos jogos olímpicos, começaram os Paraolímpicos. E cá entre nós, os "deficientes" - atentem para as aspas - deram um banho nos normais. E com trocadilho, pois foi no Cubo D'água que o Brasil viu seus atletas se destacarem mais, como André Brasil e Daniel Dias, só pra destacar alguns. Eu fiz um resumo diário como nas olimpíadas. Veja acá.
Termina em 9º no quadro geral de medalhas com 16 medalhas de ouro. Parabéns ae aos trutas!!

Enfim. Para encerrar uma notícia de 2000 que pode mudar o quadro de medalhas brasileiro em Sydney. Um dos atletas americanos inscritos no revesamento 4x100, no qual levaram o ouro, foi pego no Doping. Caso o negócio se confirme, o Brasil, que levou a prata na modalidade, herdaria o ouro, o único naqueles jogos. Vamos ver no que dá!!

Próximo post: Linha Direta!!!

E não se esqueça! Pulei algo? Esqueci aquele fato importantíssimo? Comente!! É de graça!!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...