28 de julho de 2008

Cangatux.msgDeProgramador(67);

Quem tem Cuil, tem medo - ou não =D

Screengrab of Cuil homepage, Cuil

Hoje um novo site de busca entrou no ar. É o Cuil - palavra celta que significa conhecimento, mas para todos se pronuncia como a palavra cool, em inglês, que significa legal.

O nosso amigo Cuil já começa bem recomendado. Afinal de contas, seus criadores são ex-programadores e desenvolvedores do Google e da IBM, a saber: Anna Patterson, Russell Power e Louis Monier,que trabalharam no Google, e Tom Patterson, que trabalhou para a IBM.

E é como uma nova alternativa ao Google que ele surge. O pessoal parece que coemçou bem, ao contrário da galera do Wikia Search, um dos mais alarmados concorrentes, e prometia. Bem, pelo menos a idéia de colaboração dos usuários é legal, mas a interface ainda é meio repulsiva e tudo mais. O apressado come cru, galera. Ou não, no caso do Cuil.

Mas será que o novo serviço é tudo isso? Vamos a um comparativo maroto entre o Cuil, o Google e o Wikia Search - é, eu sei, colocar o WS na briga é sacanagem, mas vamula...

Vamos a um exemplo basicão: Vamos pesquisar a palavra-chave "Java" nas três ferramentas.

* Google => aproximadamente 486.000.000
* Cuil => 169.280.132 resultados
* Wikia Search => Vai saber, ele não indica o número de ocorrências, pelo menos não para mim =D

O Google dispensa muitos comentários. No fim da página com os resultados, aparecem palavras-chave relacionadas a busca efetuada. Resultados oriundos de um mesmo domínio são agrupados no estilo "árvore", além da indicação do tipo de arquivo do resultado [pdf], [ps], [doc], [xls], entre outros - acho que isso todos nós sabemos, e muito mais...

No Cuil, além dos resultados da busca, ele me deu a possibilidade de escolher por categoria (Sun Microsystems, Java API, entre outros), o que eu achei muito bacana e bem bolado. Além disso, abas no frame externo separaram todos os resultados de blocos grandes de resultados, como Javascript e Java Applet. O visual "revista" fez com que imagens relacionadas da página fosse exibidas ao lado da descrição do site. O layout de 2/3 colunas para exibição causou certa estranheza, mas deve ser costume em usar o Google. Tanto o Google quanto o Cuil usam Safesearch na busca, que "bloqueia páginas da Web que contenham conteúdo sexual explícito, impedindo que elas apareçam nos resultados da pesquisa". Em ambos a opção é ligada por padrão.

Já no Wikia Search a página tentou carregar todas as ocorrências numa página só, o que deixou o carregamento bem lento, o mais lento dos três. Antes da primeira ocorência havia a sugestão de palavras sugeridas pelos usuários quando ocorresse uma consulta para Java. Para mim apareceu C, Java Coffee e Java indonésia (para quem não sabe, existe uma ilha na indonésia chamada Java). Apresentou também um link para apresentar os resultados para outros buscadores/portais, como o Google ou a Wikipedia. Um link exibe uma espécie de desambiguação, que ao ser clicado exibe uma telinha parecida com que existe na Wikipedia. Lá vc pode escolher se o Java em questão é um morcego (ORLY?), um navio, um carro, entre outros. Como o conteúdo é gerado pelo usuário, já viu... =D Uma coisa bacana no Wikia é que vc pode localizar quem está contribuindo!!! É um marshup com o Google Maps. Editou alguma coisa no serviço, aquele balãozinho aponta. Quer conferir? Clique aqui.

No mais o Cuil parece ser o que o WS tanto prometeu - no caso de revolucionar as buscas, não com o método de busca. Não que as idéias do WS sejam ruins. Realmente os algoritmos de busca estão ficando cada vez mais, digamos, viciados. Porém, acho que lançaram o WS "fresco" demais. Talvez se tivessem segurado um pouco, ou liberado para alguns, como toda boa versão alpha deve ser, talvez seria diferente, sabe como é, a primeira impressão é a que (quase sempre) fica. Esperamos que não, mas até agora...

Acho que o pesadelo do Google seria a tecnologia de busca do Cuil com a interface gráfica e a colaboração do Wikia Search (Aqueles velhos algoritmos de busca mas com refinamento dos usuários, como ocorre no WS)... Tá, o Cuil não é o Santo Graal, mas se tem alguém que pode chegar a rivalizar com o Google algum dia, é ele.

O Cuil vai pegar? O WS sairá do limbo? Seria a morte de Dercy Gonçalves o início dos virais do terceiro filme do Bátima? Só o tempo dirá =P

Inté+


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...