30 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007 (VIII)

3 - Tequinologia naix quiebrada...

Bem, o que rolou de novidade no quesito tecnologia neste ano que em algumas horas se encerra? Senão, vejamos...

Upaaaaaaaaa


Enfim, depois de muita especulação - e muito corte também - o Windows Vista saiu do armário. E quando a Micro$oft disse que ia revolucionar... Alguém aí já tem Windows Vista? Pois é. Com 512 MB no mínimo pra vc VER alguma diferença, muita gente pensa bastante antes de dar um upgrade. Claro, tem muitas novidades no Vista além da interface gráfica, tudo para acirrar a concorrência com... o Mac e o Linux - vide IE 7 - mas o pessoal ainda olha o Vista meio de lado. Vamos ver o que acontece daqui pra frente... Como isso é apenas um resumim do ano, não vou comentar sobre prós ou contras. Deixo isso com os especialistas.. heheh

Novas tecnologias!!!

Neste finzinho de ano duas novas tecnologias emergiram para as massas - em alguns casos apenas como vislumbres: A TV digital e a tecnologia 3G dos celulares.

*Muita ginga no Brasil!!!


No começo deste mês uma novela de muitas eras chega ao fim. Depois de muita discussão sobre que sistema de TV digital o brasil utilizaria, fica decidido o uso de um nipo-brasileiro - para os N00bs, um padrão japonês e brasileiro. Do lado do sol nascente, vem masi com a independência de aparelho - um celular, uma TV, uma geladeira (exagero...). Pegou sinal de TV, tá valendo... Foi escolhido este padrão por atender a algumas necessidades brasileiras, como o seu território acidentado, em detrimento a padrões europeus e/ou americanos.

Da nossa parte, vem o (\o/) Ginga, software livre responsavel pela interatividade. Integrado ao sistema japonês, o Ginga é uma camada intermediária e independente entre o software de um set-top-box ou outro dispositivo captador do sinal digital com o hardware da TV ou outro dispositivo.

A TV digital por enquanto é privilégio dos paulistanos. Porém, ano que vem teremos TV Digital até aqui em Fortaleza!!!! Aguardemmmm...

* GGG
E no finzinho do ano as operadoras de Celular brigam pela concessão do uso de aplicações 3G em seus aparelhos. O termo 3G significa Terceira Geração, que significa mais interatividade, velicodade de tráfego e acesso mais rápido a redes como a internet - como um modem para notebooks. Vários celulares a venda no Brasil já dispoem destas características, mas as especificações e coberturas das operadoras só foi definido agora, em um leilão. Com certeza ano que vem, operadoras como a Claro vão disponibilizar os serviços 3G a seus usuários. Vamos ver.

IPhone
A Apple é a verdadeira concorrente da Microsoft. Apesar de o Linux ser melhor que todos eles (heheh). Uma prova da ousadia da Apple é o IPhone. Com uma proposta bem interessante, foi lançado nos EUA, mas aqui no Brasil já tem gente usando o danado.

Laptop para todos

No começo do ano, foi lançado a extensão do Computador Para Todos, agora para laptops. O preço de um laptop bomzinho figura na faixa de 1300 a 1700. Por exemplo, comprei meu PC há 3 anos por 1700, e com configurações modestas - apenas para rodar o WinXP. Enquanto ainda não pega de vez, as escolas podem receber um outro laptop, mais barato e voltado para as crianças. Não, não é o OLPC. É o Classmate PC. Ou, pelo menos o é até agora, já que o governo quer baratear o custo por máquina, que até o momento figura em 600 reais.

All your internet are belong to GOOGLE!!!

Eh, a Google continua podendo... Apesar de não ter nenhum lançamento grandioso em 2007, eles foram melhorando seus serviços. O Gmail aumentou sua capacidade, o orkut foi repaginado (sendo estes dois serviços libertos do julgo dos convites para ingresso nos mesmos, o que foi bom E ruim...)

Mas a Google prepara duas grandes revoluções em breve - dentre outras, mas essas duas pra mim são mais interessantes:

* Android

A Google já disponibiliza serviços dela adaptados a dispositivos móveis - a novidade mais recente a respeito disso é o Google Maps, aposentando as bússolas (exagerado...). Porém agora a Google quer mais. Criar, juntamente com parceiros, um SO livre para dispositivos móveis, para rivalizar com Simbian e Windows Mobile (sei la como eles chamam a versão mobile deles...). O Android seria um pacotão com SO, midleware, interface com o usuário e uma leva de aplicativos. Especulava-se num Google Phone, ou seja, um celular produzido pela Google. Só especulação. O Android é a realização da Open Handset Alliance, onde a Google faz parte com outras 30 empresas, incluindo operadoras e fabricantes de aparelhos.

* Knol
Todo mundo sabe que a Wikipedia é a maior enciclopédia do mundo, em vários idiomas. Sabemos também que ele funciona no princípio da colaboração, onde qualquer usuário disposto a ajudar (ou não) o serviço pode inserir conteúdo. Isso é bom, mas para alguns não. Por exemplo, a maioria dos professores e profissionais afins não considera o wikipedia como uma fonte confiável de pesquisa, justamente por qualquer um editar seu conteúdo, mesmo com severas regras de conteúdo de seus idealizadores e autores de artigos.

A Google viu nesta brecha - além de outros motivos - uma opertunidade. E sabemos o que acontece quando o Google usa as oportunidades (vide Orkut). Então, virá dentre em breve, o Knol, um serviço PARECIDO com o Wikipedia, mas não será um Wiki. O autor será o único editor do artigo (Know), sendo avaliado pelos outros usuários. Aqui o que vale é a existência de vários conteúdos, assim poderão surgir conteúdos de qualidade. Além disso, o autor pode inserir propagandas em seu artigo, como um site. Por enquanto está apenas em desenvolvimento, mas em breve estará disponível.

Muita gente acha que não é necessário uma nova wikipedia, que só duplicará as informações - como se, numa pesquisa em um site de busca, a única ocorrência de qualquer coisa venha da wikipedia... Competição sadia sempre é bom. PARA OS USUÁRIOS. E para os que acham que não "haveria troco", a Wikimedia, responsável pelo Wikipedia projeta o Wikia Search, um buscador a lá Google e yahoo, mas com um algorítmo mais otimizado em relação a busca, sem buscas viciadas, por assim dizer... Repito, bom para NÓS.

Bem, chega de falar dos outros. Os dois últimos posts vão falar de experiências minhas que me marcaram neste 2007.

(ah, e se vc não entendeu a piadinha com o Google lá em cima, clique aqui...)

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...