30 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007 (IX)

Da esquerda para direita, do fundo para o 1º plano: Eu, Ariadna, Paloma, Eugênio e Liza: Os turistas malucos na terra das Aparelhagens...

Chega de falar dos outros. Vou falar dec dois momentos que me marcaram em 2007. O primeiro:

2 - Esse é o poderoso RUUUUUUBIIIIIII....

Este ano pude finalmente conhecer um evento universitário - e participar dele. Na UECE me sentia meio deslocado do resto da universidade, haja vista a localização do laboratório de computação. Agora que fomos despejados para dar lugar a pós-graduação da computação, podemos ver os outros cursos enfim.



Fui em julho para a reunião anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Pra resumir é um evento que discute a ciência brasileira, e discutindo seus rumos. Ela é organizada pela SBPC (dãh...) e ocorre anulmente em alguma universidade do Brasil. Em 2005, a UECE recebeu o evento. Nesta época eu era bolsista de pesquisa e fui er... convocado para compor a equipe de audiovisual, ou seja, levar e trazer projetor e notebook aos locais de palestras e minicursos. Não foi uma experiência muito legal, não.

Além da possibilidade de participar - de verdade - de um evento nacional e de ver ter uma lembrança boa da SBPC, um outro motivo pra ir era... Férias. Poxa vida, não tenho uma semana de "folga" há um bom tempo. Greve não conta porque vc precisa estar ligadão pra voltar e dar conta das provas. Claro que eu ia também apresentar um trabalho, mas poxa, viajar não é todo dia não é?

Então lá vamos nós. Não ia a um evento científico sem apresentar nada, aí seria muita cara de pau. Daí bolei algo baseado no meu trabalho anterior na Prefeitura de Maracanaú - aliás, não tem nada A VER com o posto que eu estava, que era na Juventude, mas foi assim influenciado assim de longe: Software Livre na Educação. Submeti o trabalho e fiquei esperando ser aprovado ou não. Sinceridade: EU NÃO ME APROVARIA. Não foi um trabalho assim tão planejado como eu gostaria que fosse, mas mesmo assim foi aprovado.

Enfim, carta branca da chefia, vamos lá. A galera da UECE - bolsistas e afins - brigaram e lutaram pelo transporte, afinal de contas, este ano a SBPC se reunia em Belém, capital do Pará, na UFPA.
Eles conseguiram à duras penas. Bem, eu com a maior caradepau chegei pra ir a viagem sem conhecer NINGUÉM. Vai ser garapeiro assim lá longe...

A viagem durava um dia inteiro e como eu sou um GRANDE conversador, passei quase a viagem de ida toda sem falar com seu ninguém. Daí chega a Ariadna pra quebrar o gelo. Ela era do curso de Ciências Biológicas e estava em vias de se formar. Além dela haviam estudantes de Geografia, Serviço Social, Filosofia além de outros estudantes de biologia. Eu era o ÚNICO, o ÚNICO em exatas - se vc não considerar geografia. Também puxei amizade com Paloma, a namorada de um grade - por assim dizer - amigo na computação: o Franklin, conhecido no submundo dos blocos da UECE como Anão dos infernos.

FAZ - A - PE - DRA!!

Belém é uma cidade incomum. Dentro da amazônia, tanto a atmosfera da cidade como o seu povo eram diferentes. No hotel em que ficamos na semana da SBPC, pude perceber algumas peculiaridades dos belenenses. Da galera ueceana, alguns já haviam conseguido hospedagem, mas outros, assim como eu, precisamos procurar um local pra ficar. Lá ficou uma galera, além de Ariadna e Paloma - que dividiram o quarto com este que vos fala. Em outro quarto ficaram um casal que também conheci na SBPC e eram Ueceanos de biologia. Eugênio e Liza. Os 5 (que você vê na foto) então começaram a explorar a cidade, como vocês puderam ver no link que coloquei das fotos antes do novo look deste blog surgir.

Porém, antes de verem as fotos, preciso destacar a noite belenense. Eu pensava que chegando lá só ia ouvir Calypso ou Pinduca, mas não foi assim. Lá as aparelhagens reinam. Saca aqueles grupos de DJs, a lá Super Dance? Pois é. Em Belém tem um bocado delas como Super Pop, Principe Negro, Tupinambá... mas dentre elas destaco É CLARO, o RUBI.



Seu caraterístico lema: "vem fazer a pedra" e seu gesto de mão são uma febre em Belém. Quando a galera estava conhecendo um mercado de peixes perto do mercado do ver o peso, a Ariadna pergunta o que significava o tal gesto ( os dedos da mão fazendo <>). Um dos peixeiros ouve e logo responde: É o Rubi!!!

Precisavamos conhecer o Rubi. Logo no dia livre do ônibus para conhecermos a cidade, fomos até um clube desses pra ouvir a tal aparelhagem. Foi legal, mas só PARA CONHECER... heheh

Site do Rubi

Comprei até um CD de músicas de BREGA MELODY que, quando coloquei pra minha família ouvir, foi aquela risada... As músicas são do tipo: "DJ Fulano e seu som vão trazer você devolta pra mim", ou "O novo som da aparelhagem tal vai te conquistar..." heheh

Esta viagem foi inesquecível por tratar da mais longa que fiz, mas por conhecer gente que não fala em termos técnicos de computação - apesar de os biologos estarem no parque de diversões dos biólogos, a Amazônia, não exageraram nos termos técnicos. Não muito.

Enfim, espero repetir esta viagem, pelo menos mais uma vez ano que vem: A SBPC se reune este ano na UNICAMP, em Campinas-SP. E se der tudo certo - entenda a UECE não estiver em aulas na época de Julho, já que estou me formando - estarei lá!!!

Aqui o link para as fotos que "eu fiz" lá de Belém: Cangatux Album - SBPC 2007

Mas assim como aquele apresentador daquele programa lá da Record 50 por 1: Este não é o meu 2007.... :P

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...