6 de abril de 2009

Semana Santa - Os 7 dias

Semana Santa

http://matrizdesantanacgrn.zip.net/images/cristomundo.jpg

Desde ontem, vivemos mais uma Semana Santa, onde são narrados os fatos que marcam a paixão/morte/ressurreição de Cristo.
Porém, como você já percebeu, a semana é uma festa móvel - entende-se, não tem uma data fixa. O padrão é a Quaresma - período de 40 dias
em que os cristãos pregam o jejum e a penitência pelo que virá - começar na quarta-feira de cinzas e "encerrar" no domingo de ramos - episódio da chegada de Jesus em Jerusalém.

A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan (Não, não é a fábrica de automóveis). Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.
Ou seja, o Carnaval acontecerá cerca de 47 dias antes. Para saber do cálculo, por favor, clique aqui.

Enfim, mas o objetivo do post é comentar os fatos que acontecem nos sete dias da Semana Santa. Sim, não é apenas no Tríduo Pascal - quinta-feira santa/sexta-feira da paixão/sábado de aleluia. Senão vejamos:

Domingo de Ramos: festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel.

Segunda-Feira Santa: Ao contrário de todos os outros dias da Semana Santa, a Segunda-Feira continua com a celebração normal de missas. Durante ela, o Evangelho que é proclamado reflete a pasagem da unção em Betânia, na casa de Lázaro, em que uma de suas irmãs, Maria unge Jesus com perfumes. Segundo a leitura, esse episódio ocorrera sete dias antes da Páscoa.

Terça-Feira Santa: Bem... Não achei absolutamente nada a respeito desse dia. Sorry :P

Quarta-Feira Santa: Também conhecida como Quarta-Feira das Trevas, tem como característica a realização do Ofício das Trevas. Durante este ofício, todas as luzes da igreja são apagadas, a menos de um candelabro com 15 velas, que representam os 150 salmos da Bíblia. À media em que os salmos vão sendo cantados, as velas vão sendo apagadas, ficando acesa apenas uma, que simboliza a luz de Cristo. Em alguns lugares, também celebra-se a famosa "Procissão do Encontro" entre: o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

Quinta-Feira Santa: Chamada também de Quinta-Feira de Endoenças (?), marca o início do Tríduo Pascal. Nesse dia ocorre a celebração da instituição da Eucaristia (Lava-Pés) e do Sacerdócio (Santos Oléos), com a recordação da última ceia de cristo com os seus apóstolos. A noite, ocorre a vigilia eucarística, iniciada com a transladação do santíssimo (sacramento, a Eucaristia)

Sexta-Feira da Paixão: Ponto alto do tríduo pascal, relembra-se a paixão de Jesus Cristo, que morre pregado na cruz, depois de ser preso ao fim da ceia do dia anterior. É o único dia de todo o calendário litúrgico em que não se realiza missas. A celebração da palavra ocorre num rito especial próprio para a ocasião. Por exemplo, a eucaristia dada aos fiéis é consagrada no dia anterior. Segundo a tradição, Jesus é crucificado às 9h e morre as 15h, na qual comumente se reza o Terço da Misericórdia em outros dias do ano.

Sábado-Santo: Conhecido também como Sábado de Aleluia ou Sábado Negro, nas Filipinas, também não acontece celebrações eucarísticas, a menos após o anoitecer, onde é celebrado a Vigilia Pascal, a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus.

Domingo de Páscoa: Dia mais festivo do ano para os Cristãos, marca a vitória de Cristo sobre a morte e firmando nova aliança de Deus com os homens, em vias da salvação da humanidade do julgo do pecado.

Existe muita simbologia durante essa semana e, em especial, no Domingo de Páscoa. Se tiver tempo, posto depois sobre isso...

Então é isso. É sempre bom lembrar que, antes de qualquer pão-de-coco, temos de lembrar do real sentido da Semana Maior.

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...