22 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008 (II)

9 - Se gritar pega ladrão...

http://www.baladagospel.com/images/bezerra_da_silva_imagem.jpg
Não fica um, mermão...

Desculpem-me pela demora na atualização dessa desgraça.. :P É que essa véspera de Natal tá muito phoda. E eu tentando instalar um roteador sem fio... :s Enfim. Vamos agora com a Retrospectiva decumforça. Próximô!!

* Eleição

Nesse ano tivemos eleições para os cargos de prefeito e vereador de todas as cidades brasileiras, exceto o Distrito Federal. E bem, como sabemos, tudo acontece nesse tipo de eleições. Bem, para fazer um resumo bem resumido, tivemos grandes surpresas eleitorais nesse ano.
Senão vejamos:

* O Candidato eleito mais novo será prefeito da cidade de Faina, em Goiás. O dito cujo nasceu em 25/12/1987, ou seja, 20 primaveras. Já o mais idoso já tem 90 anos e vai dirigir a cidade de Uraí, na Paraíba. O cabra nasceu em 15/03/1918.
* O campeão das eleições nas capitais foi o do curitibano Beto Richa, com mais de 70% de votos válidos. Porém, tivemos disputas mais, digamos, unânimes. Em Maribondo - Alagoas, o candidato do PSC venceu com 5.167 votos (99,98% )enquanto sua adversária, do PHS, teve só o seu voto ou seja 1 (0,02%).
* Em Don Cavati - Minas Gerias tivemos a disputa mais acirrada dos pleitos que os dois candidatos , terminaram empatados ambos com 1919 votos tendo sido declarado vencedor o candidato mais velho, que segundo os registos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que Jair Vieira tem 73 anos, enquanto Pedrinho, que disputava a reeleição, tem 42 anos.
* Uma das HAGADAS mais FELOMENAIS do pleito foi a da professora reformada Cinara Salles Mioso, candidata a vereadora do município de Pejuçara - Rio Grande do Sul. A juma usou o número errado em toda a sua campanha eleitoral, ao invés de 13.612, ela fez a campanha com o número 13.162 com isso recebeu apenas seis votos. Putesgrila :P

Entre outras trapalhadas e situações inusitadas que vocês já devem ter visto por aqui e por aí :D Mas lógico, o mais interessante é a apresentação dos candidatos, que tentam algumas vezes em vão, se eleger. Confere aí só uma péinha do que tem aos montes no SEU TUBO:



* Solta e Agarra

A PF foi um dos carros-chefe da reeleição do presidente Lula pela sua inquestionável competência. Eu acho que depois de meses de investigação, os caras tem certeza do que estão fazendo, daí mesmo sendo "agressivos", devem ter suas razões. Um exemplo disso foi o OWNED que os policiais mandaram para o Paratodos aqui do Ceará. Tenho pena só do Babau do Pandeiro nessa história :S

Porém, uma das operações da PF gerou polêmicas pois todos estavam errados: quem sofreu e quem executou a investigação. A Operação Satiagraha tinha o objetivo de combater aquilo que todos nós sabemos que existe mas nunca vemos acontecer: a corrupção e o desvio de dinheiro público. Nobre de fato, mas foi uma senhora trapalhada.

O grande investigado da Operação foi o Banqueiro Daniel Dantas - cujos jornais extrangeiros confundiram com o ator global de mesmo nome, estampando até a sua foto como sendo do banqueiro, causando um mal estar amuado :D - e foi devidamente preso e até hoje é julgado.
Até aí nada de mais, se não fosse a atrapalhada atuação da PF na execução da operação, que foi regada a denúncias de exagero no trato com os acusados, vazamento de informações... Isso provocou um entra e sai desenfreado dos acusados do xilindró, e botou pra passear o delegado responsável Protógenes Queiroz. Bem, levando em conta que quem cometeu erros se ferrou, ainda temos saldo na PF :D

* Viagem do CID

No quesito polêmica local, 2008 também teve das suas. A Luizianne, na sua reeleição, encarou vários problemas de sua gestão com o dinheiro público, como por exemplo, o Reveillon e a festa da cidade, com a presença do Rei Roberto Carlos. Pois bem, o Cindy Gomes também passou por uma dessas. Ele fez uma viagem a vários países europeus no Carnaval com um vôo fretado pago com dinheiro público. Seria uma missão "oficial" até justificavel, se o nosso amigão não tivesse levado A SOGRA. Esse Cid vou te contar hein... :P Essa massageada no ego da sogra causou estardalhaço nacional, saindo até na Veja (tá, isso geralmente indica que tem algo de errado na notícia, mas vá lá). A Assembléia tentou mas não conseguiu investigar mais a história. Cuidaso Cid, vai agradar a sogrinha, toma cuidado :P hehe

* Lula e Palavrão

O presidente Lula nunca foi tão popular. Em todos os sentidos. O PAC bem ou mal está acontecendo nos rincões do país. Pesquisas de opinião apontam que sua popularidade não pára de crescer, mesmo em tempos de crise financeira internacional, que chegou sim ao Brasil, mas não na mesma intensidade como costumeriamente ocorre. E isso foi mais um ponto pra ele.
Nesse ano nenhuma polêmica muito séria tentou envolver o Presidente, como foi nos casos do mensalão e do dossiê. Porém, ele aprontou das suas também. No cenário nacional, começou uma discreta campanha para a Dona Dilma ser presidente. Colocou em cima da mesa seu argumento frente a crise ambiental com a escolha de um novo ministro para a pasta do Meio Ambiente.
Porém, o fato que o caracteriza aconteceu recentemente, quando ele discursava e de forma justificável desabafou frente as críticas de que sempre o Brasil se afeta com o que rola lá fora. Mandou um SIFU bem mandado, sendo ocultado no discurso oficial e recolocado na sequencia.



Crise de diarréia!!! hauahauuahauaau

Sinceridade? Mandou bem, presidente. Realmente é um saco ver os caras caçoando do páis quando qualquer coisa de ruim acontece na economia. Agora que eles se lenharam, estão sentindo na pele - e ainda bem que não é hidratante Monange :D
Bem, sobre a crise, vamos abordar mais abaixo :P

* Na justiça...

Esse ano nenhum escândalo do naipe do Mensalão veio a tona. Mas os nossos amigos dos 3 poderes aprontaram das suas.

No judiciário, a discussão era do uso de células tronco embrionárias para fins de pesquisa. Muita gente ficou de mimimi em ambos os lados. No fim, depois de muita discussão, acabou ficando do jeito que era: permitido. Outra dos juízes a ganhar destaque foi a disputa do Raposa Serra do Sol, reserva indígena ou fazendas de arroz de Roraima? Aliás, os índios protagonizaram uma das cenas mais chocantes de 2008. Para protestar contra a construção de usinas hidroelétricas no Xingú, eles chegaram a ferir um engenheiro da Eletrobrás e, se não tivessem sido parados, matariam o sujeito... :O

* E nos estrangeiro...

Esse ano de 2008 tivemos eleições nos EUA. E temos um novo comandante do mundo er.. digo, presidente norte-americano. Obama é negro e tem nome de origem árabe. Coisa que nem mesmo o mais "conservador" imaginaria. Depois de ganhar da mulher do Clinton, foi lá e venceu o candidato de Bush, que nesse último ano só fez HAGADA.

Para exemplificar o ano do Bush, ele teve o auge da melada com a crise imobiliária, que num efeito dominó impressionante, fez quebrar muitas bolsas de valores mundo a fora, ocasionando índices de recessão braba. No Brasil, ela chegou, mas não decumforça. É, até que o Lula acertou a mão com isso. Ou não. :P


No mais, temos a destacar a picuinha entre Venezuela e o mundo, com plebiscito, fechamento de TV, visita de antigo aliado contra o capitalismo... Uma hagada da Colômbia quase pôe a América do Sul em conflito. Os presidentes de Equador e Bolívia testaram a paciência do Itamaraty, com picuinhas de empresas de petróleo e constritoras. Seu Lula teve de ter paciência de Jó com esses caras...

---

Enfim, é isso de politicalha. Se faltou algo nesse aspecto, os comentários são de vocês!!

Na próxima, Tv e Cinema!!

Inté+


P.S.: Feliz Natal, negada!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...