27 de novembro de 2008

Cangatux.msgDeProgramador(81);

Internautas pedem exclusão de comunidades que ironizam caos em Santa Catarina

Em razão das chuvas que assolam Santa Catarina desde o fim de semana, internautas de todo o país usam a rede para registrar a tragédia e organizar os meios de ajuda às vítimas. Usuários do Orkut se mobilizam também para conseguir a exclusão de comunidades e usuários que ironizam os estragos causados pelo fenômeno.

As chuvas já mataram 97 pessoas e 19 permanecem desaparecidos. Oito cidades estão isoladas e mais de 100 mil pessoas estavam ilhadas. Dez cidades decretaram situação de calamidade: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo, Pomerode, Luís Alves, Itajaí e Rodeio. A cidade de Blumenau --uma das mais afetadas pelas chuvas-- também decretou situação de calamidade, segundo a prefeitura.

Em uma busca no Twitter, é possível obter dicas curtas sobre o auxílio às vítimas ou a situação no Estado. No YouTube, usuários mostram vídeos caseiros com desabamentos e enchentes --e também o temor imediato pelas conseqüências das chuvas.

Entretanto, os tópicos mais acalorados no Orkut são os que debatem as supostas causas da tragédia e pedem que os internautas denunciem comunidades que fazem piada sobre a situação.

"Criei esse tópico para vocês verem o que alguns idiotas estão falando da desgraça em nosso Estado", diz um usuário da comunidade "Santa Catarina", sobre uma página de nome "Santa Catarina Water Park", que chama o local de "maior parque aquático" do Brasil. "Denunciem --comunidade pra zombar da calamidade", pedia uma internauta.

Há também tópicos que denunciam as supostas causas do problema. Em vez de dados meteorológicos, internautas falam em "castigo de Deus", por se tratar de "um Estado predominantemente ateu" ou pela realização da "farra do boi" na região.

Esse tipo de ação pode gerar conseqüências jurídicas para os autores do conteúdo. No começo de novembro, em um caso semelhante, policiais da Delegacia de Meios Eletrônicos do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado) detiveram em São Paulo dois adolescentes suspeitos de montar uma página no Orkut para ironizar a tragédia com o vôo 3054 da TAM.

Procurado pela Folha Online, o Google, dono do Orkut, informou que os internautas podem usar a ferramenta de denúncia da rede social para alertar sobre usuários e comunidades que ironizem a tragédia. A equipe do site vai analisar o conteúdo da página e determinar se há violação dos termos de serviço.

--

Fonte: Folha Online

Apesar de não valer muita coisa, deixo aqui também a minha solidariedade ao povo catarinense. Tenho dois amigos (virtuais, diga-se de passagem) que moram na região, o Danilo Casagrande (que participa da equipe do BnCI) e a Jéssica dos Santos (a Iscuitante Bolozuda). Ambos estão "numa boa", se comparamos as situações de Jaraguá do Sul e Blumenau. Em tempo, eles moram respectivamente em Criciúma e Joinvile.

Nessas horas precisamos de uma união máxima em torno dos nossos irmãos brasileiros que sofrem. Parabéns a galera do Twitter que usou o serviço de uma forma "bem bolada". Ferramentas assim, como videologs, blogs e serviços como o Twitter tornam meros internautas jornalistas-plantonistas da notícia, o que sempre é uma coisa boa. No caso, até para ajudar as vítimas.

Só que a bola fora da vez é da galera do orkut. Queria ver se fosse na cidade deles, com um familiar deles. São esses internautas que não saem da frente do PC para manchar a imagem da internet brasileira que me enojam.

Enfim, peço que a galera da Google apure bem rápido as denúncias, para que esses "cidadãos" não fiquem inpunes.

Inté+

P.S.: hehehe esqueci do link para você acompanhar a premiação do TheBOBs no post anterior. Perdão, é muita emoção, bicho!! hé-hé-hé!!

Clique aqui e acompanhe!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...