7 de janeiro de 2008

Cangatux.msgDeProgramador(44);

Wikia Search: Concorrente ao site de buscas do Google?

E aí galerinha, blz? Meq foi o início de ano de vcs hein? Estou esacapando por alguns momentos do "confinamento" do TCC - Professor, está andando... :D - para noticiá-los de uma novidade que aconteceu hoje:

Hoje saiu a versão Alpha do Wikia Search (WS para simplificar), serviço de busca da Wikimedia para rivalizar com os serviços de busca como Google, Yahoo!, AltaVista, entre outros. A diferença do WS para os outros é a colaboração da comunidade, muito difundida com o serviço pioneiro e mais famoso da Wikimedia: a Wikipedia, uma super enciclopedia virtual.

O algorítmo usado pelo WS não é baseado em buscas viciadas com o auxílio de ferramentas de SEO (search engine optimization), e o uso de Google Bombs e afins. Como auxílio do algorítmo do WS, o usuário pode determinar a colocação de um site numa determinada busca, descartando ocorrências que não são relevantes e/ou que estejam no topo por usar algum tipo de SEO ou outro artifício que faça o mesmo.

Um exemplo engraçado e bem-por-cima-para-você-entender de como isso ocorre na prática foi visto ano passado, na época da absolvição de Renan Calheiros, envolvido em diversos escândalos e julgado por seus colegas de senado, o que ocasionou uma revolta no país inteiro.
Ao fazer uma busca no Google por "Vergonha Nacional", a primeira ocorrência - e o site que abre se você clica em "Estou com sorte" é o site do... Senado Federal.

O que fez com que o site do Senado subisse - e aparecesse nesta busca - foi o simples fato de, em um blog ou fórum qualquer, alguém postasse um link com o nome "Vergonha Nacional" e, no href da tag, inserir o site do senado federal. Mais ou menos assim (Com colchetes para não virar um link :P):

[a href="http://www.senado.gov.br"]Vergonha Nacional[/a].

Não sabe-se ao certo quem começou isso. Este Blog e este site foram uns dos principais difusores da incomum idéia...

Vc pode vê como foi simples fazer isso, apenas uma tag na mão e uma galera pra ajudar. Chama-se este fenômeno de Google Bomb

Enfim, é para tentar barrar essa técnica que o Wikia Search foi concebido. vc pode se logar no sistema e avaliar as buscas, ajudando o algorítmo da ferramenta, seguindo os bons e velhos princípios da Wikipedia.
Eu já tenho um cadastro lá, e você?

Clique Aqui para ir direto a página de busca do Wikia Search

Como eu participo?

Depois de criar um login , vá em Community Portal.Lá estão os próximos passos.
Esta página ainda está em inglês, mas em breve acho eu devem traduzir... (Já existe uma versão da home em português).

Alguns screens do bixim pra vc:

Página de busca. Pra quê florzinha se o que eu quero mesmo é fazer uma busca?

Resultado da pesquisa por "Google". (ia colocar o resultado da pesquisa por Blog do Cangatux, mas num retornou nada :/). Perceba que aos usuários que já fizeram a mesma busca aparecem no quadro ao lado dos resultados - lembra o gerenciador de amigos do orkut...


Neste link vc pode saber um pouco mais sobre SEO, formas boas - e ruins - de usá-lo em seu site/blog/fotolog...

Fontes:
O toma-lá-dá-cá nem demorou a sair hein, Google? hehehe

Inté+
P.S.: Devolta ao confinamento... :(

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...