14 de setembro de 2010

Grandes Filhas da Mãe da Humanidade: Mário

It's we, Mario!

Quem nunca ouvi falar desse encanador, por favor, se mate. Um dos ícones da cultura pop e um dos personagens mais conhecidos dos videogames, Mario completou no último dia 13 de setembro, 25 anos. Nesse dia, em 1985, foi lançado Super Mario Bros, game que alavancou a Nintendo de vez no mundo dos games.

A princípio, no jogo Donkey Kong, de 1981, quando era chamado de Jumpman, já podiamos ver as suas características marcantes, mesmo em 8 bits: bigodão, boina vermelha, nariz enorme... O nome Mario - nome "roubado" do propietário de um dos armazéns usados pela Nintendo nos EUA - caiu como uma luva para o estilão do moço, que com o decorrer do tempo - e das melhorias gráficas - acabou virando um italiano encanador.

Clássico, Mario tinha a missão de enfrentar plantas e tartarugas, colecionando moedas, cogumelos e outros itens para resgatar a Princesa Peach das mãos do Bowser. Pode até parecer uma premissa batida, mas você jamais se cansa de jogar isso. Não importa a plataforma.


A chancela de Mario foi responsável por 200 jogos, desde os clássicos Super Mario Bros e Super Mario World, Super Mario Galaxy e Super Mario Kart, como outros games da Big N. Só foi confrontado pelos Pokemon e pelo fenômeno Wii Sports, ambos da Nintendo. Ele foi um dos primeiros a sair das telinhas dos games para aparecer na telona, num filme infame que só.

Essa data festiva do encanador não passará batida no Japão. Será ofertado um box para Wii - 25th Anniversary Edition. A edição inclui os primeiros quatro jogos lançados para a NES - Super Mario Bros, Super Mario Bros the Lost Levels, Super Mario Bros 2 e Super Mario Bros.

Para você que curte o Mario - e já fez inúmeras piadinhas com o nome dele - curta um vídeo maroto sobre o encanador mais famoso do mundo e sua história de sucesso nos consoles:




Valeu a pena também pelas musiquinhas :D

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...