26 de fevereiro de 2010

Cangatux.msgDeProgramador(115) - Aprendendo Banco de Dados Estilo Mangá

Sim, é isso mesmo que você leu. A Novatec lançou uma série de livros de tecnologia com uma temática bem incomum. O "Guia Mangá" reúne vários assuntos ensinando-os com a temática do Mangá, ou quadrinho japonês, se preferir.


A capa do livro acima é o Guia Mangá de Banco de Dados. Dá só uma olhada na Resenha:

A Princesa Ruruna e Cain têm um problema: seu império de venda de frutas é um amontoado de dados conflitantes e duplicados, e separar os melões das maçãs e morangos está causando muita dor de cabeça. Mas o que eles podem fazer?

Ora, criar um banco de dados relacional, é claro, com a ajuda de Tica, a Fada Mágica dos Bancos de Dados. Acompanhe no Guia Mangá de Bancos de Dados como Tica ensina Ruruna e Cain a criar um banco de dados para gerenciar as vendas, mercadorias e exportações de seu reino. Você aprenderá como os bancos de dados funcionam e o significado de termos como esquemas, chaves, normalização e transações.


É... hehehe Salve Tica!

A criação, no entanto, não é nacional. A série chega ao Brasil depois de passar pela editora americana No Starch Press e a editora japonesa Ohmsha, uma das mais antigas e respeitadas editoras de livros técnicos e científicos do Japão. Então, digamos que essa série é um "For Dummies" do Oriente, ou um "Head First" com mais figuras lá da terra do Sol Nascente.

Física, Estatística e até Biologia são tratados usando a mesma temática. Nesse link você encontra a coleção completa.

Sinceramente... Eu curto anime e meu TCC foi com Banco de Dados mas... sei lá :D
De fato é uma abordagem interessante, mas alguém colocaria uma referência dessas em algum trabalho? :P

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...