30 de dezembro de 2009

Retrospetiva 2009 (V) - Futebol

Bem, como o DNS da Oi Velox não tá ajudando nossa vida, o negócio é arrumar outra forma. Bem, vamos que vamos! Tá na hora de mais retrospectiva do que aconteceu no ano que hora agoniza. Vamnéssa!

6 - Futebol

Inferno astral do Brasil-RS

A equipe do Brasil de Pelotas - RS, teve motivos para chorar e comemorar nesse ano de 2009. Um grave acidente na Pré-temporada do Xavante acabou vitimando três jogadores: Milar, Régis e Giovane. O clube se desestabilizou, e acabou rebaixado no Gauchão. Na Série C ele conseguiu se manter. Boa sorte ao Xavante em 2010, que se recupere e volte às glórias no ano em que completa 60 anos da vitória sobre a Seleção Uruguaia campeã do mundo de 1950.

Estaduais

Os estaduais guardaram muitas emoções em 2010. Senão, vejamos:

- Paulistão: Destaque para o Palmeiras que lidera, perde a semifinal e dá o título de bandeja pro Corinthians - falamos do Fenômeno em breve.

http://corinthiansfenomenal.files.wordpress.com/2009/07/ronaldo-alambrado.jpg
Vamquebrá tudo, veío!!

- Carioca: Botafogo, Vasco e Fluminense mostram bom futebol, mas o Fla leva a melhor. E o Bota a pior, tri-vice...
- Gauchão e Mineiro: Inter e Cruzeiro fazem Grêmio e Galo pagarem mico denovo
- Por aqui, Fortaleza canta de galo denovo no cearense. Pior para o Icasa, que foi rebaixado. Bem, o ano terminaria bem diferente para os dois, como veremos em seguida.

Copa do Brasil

Um torneio que reune mó galera acabou com dois times motivados. Inter e Corinthians tinham motivações diferentes: Um queria vencer no centenário, outro queria jogar Liberta no centenário. O Timão, que montou um time matador no primeiro semestre, levou a Copa-BR e agora tem chance de levar a Liberta no centenário.

Campeões da Libertadores? NUNCA SERÃO! NUNCA!

Libertadores


No torneio continental, fortes emoções. O Palmeiras, que prometia um mega time, quase fica de fora das oitavas. Graças a CX e o seu gol espírita, o verde avança. Porém, fica nas quartas com o Nacional-URU sem perder, mas sem ganhar também.

O torneio acabou sendo meio "manchado" pela Gripe Suína. Nas oitavas, os dois times do Mexico classificados não quiseram jogar fora do México. Bom para Nacional-URU e São Paulo, que pularam para as quartas. Isso deu uma confusão tremenda... O México acabou se retirando da COMENBOL, mas voltou atrás. Agora os times eliminados voltam nas oitavas da Liberta 2010.

http://colunistas.ig.com.br/albertohelenajr/files/2009/07/cruzeiro1x2estudiantes.jpg

Os brasileiros chegaram longe na disputa. O Cruzeiro desbanca São Paulo e Grêmio e chega na final contra o Estudiantes La Plata da Argentina. Apesar de estar a frente o placar, deixou os carinhas virarem e levarem o Caneco para a Argentina.

Champions League

No Velho continente, a Champions guardou emoções pro fim. Na semifinal com o Chelsea, Iniesta salva a pátria o Barça e coloca os espanhóis na final em Roma, contra o ora campeão Manchester Unt. Na final, deu Barcelona.

Sulamericana

A infame SULA foi importante para a reação do Flu no segundo semestre. Se não fosse a altitude de Quito, o Flu teria levado o caneco com todos os méritos. Mesmo sendo esculachado no Maraca, a LDU faz a festa denovo. Pena que a FIFA seja tão bundona em revogar a proibição da altitude. Fazer o que, não é mesmo?

Brasileirão

Comentários mil sobre o Brasileirão. Vamos na decrescente, valeu?

- Série D: Apesar de uma confusão numa das fases com relação ao regulamento, deu tudo certo. São Raimundo-PA foi o primeiro campeão.
- Série C: Foi tiro curto, mas também empolgou. O campeão foi o Coelho Mineiro, o America.
- Série B: O Vasco, cambaleante no começo, mostrou fibra e levou o caneco da série B.
- Série A: Parô. Agora vamos destrinchar esse peru:

* Avaí e Barueri, que eram candidatos a bater e voltar fizeram bonito. O Leão quase vai pra Libertadores...
* Corinthians promete levar a triplice coroa, mas acaba ficando pelo caminho.
* Tivemos um campeonato disputadíssimo - eu diria nivelado por baixo - com vários líderes. Alguns de ocasião, como Timbu e Ramalho, acabaram rebaixados. O destaque vai para os cavalos paraguaios (Goiás - ficou no G4 bom tempo e ficou de fora, Atlético-MG, Inter e São Paulo - lideraram bem e não levaram, Galo nem Libertadores - e Palmeiras.)
Destaque para o meu verde que, faltando 11 rodadas para o fim de um jejum de 15 anos congelou. Não levou mais nada, e o que parecia certo foi para o espaço. Nem Libertadores pegou. Que beleza...

http://www.portalhoje.com/wp-content/uploads/2009/12/petkovic-flamengo-hexa.jpg

* Com tanto equilibrio, o campeonato foi deicidido na última rodada, e deu Flamengo, quebrando escrita de 17 anos. Agora, é PENTA ou HEXA?
* Destaque especial para a impressionante virada do Fluminense, que era dado como rebaixado pelos matemáticos, e que surpreendentemente passou por cima de todo mundo e se garantiu na elite em 2010.

Mundial de Clubes

O Barça escapou de dois micões nas semifinais- contra o Atlante-MEX e na final com o Estudiantes. Porém, conseguiu a virada e colocou o time de 2009 na história, ganhando TUDO o que disputou.

Personalidades

Como diz o Tobby, bate-bola, jogo rápido:
- Cristiano Ronaldo foi zicado depois de sua chegada ao Real. Um tal de Pepe enfeitiçou o cara, dizendo que ia encerrar a carreira. Depois de um tempo parado o CR volta e...? É artilheiro da UCL... :P
- Kaká desiste de City e deixa o Milan pra jogar no Real Madrid com o Cristiano Ronaldo.
- Messi finalmente vence o prêmio de melhor do Mundo da FIFA. Apenas a seleção ele não ajudou tanto. No Barça ele detonou geral.

http://invasaodecampo.files.wordpress.com/2009/07/adriano_flamengo.jpg

- Ronaldo e Adriano são os personagens do ano. O ataque da seleção da Copa de 2006 estava em baixa. Porém Ronaldo no Corinthians e Adriano no Flamengo (este depois de anunciar um tempo do futebol e saindo da Inter pra ficar com sua galera) deram a volta por cima e levaram títulos importantes: Copa-BR para o Timão, Brasileirão para o Fla.

Seleção

A seleção nos trouxe bons momentos em 2009. Se liga:
- Brasil leva a Copa das Confederações depois de alguns sufocos (Egito, África do Sul e EUA). Destaque para os americanos, que ganhavam o primeiro tempo por 2 a 0, o que fez com que nosso amigo Ashton Kutcher, em seu twitter, cantasse vitória. Mas aí apareceu o Fabuloso e o Lúcio e viraram o jogo. No fim, os brasileiros zoaram o cara até a morte!

- Brasil se classifica para a Copa em cima da Argentina, com todo o clima montado por Maradona - que aos trancos e barrancos classificou os hermanos. No mais, show na Argentina, vaga carimbada na fuça dos argentinos.

- Porém alegria de pobre dura pouco. No sorteio das chaves para a Copa da África, o Brasil cai num grupo meio difícil: Coréia do Norte (baba), Costa do Marfim e Portugal (meia-pedreiras).

Muléres

- Apesar da Rebecão tentar se sobressair no ano, quem levou a melhor infinitamente foi a Marta. Ela vem ao Santos disputar os torneios femininos e leva todos. E pra fechar, ainda é tetra melhor do mundo FIFA. Quebeleza!

No ceará

E pacabá, um pouco da terrinha:
- Ceará na série A (campanha magistral de PC Gusmão e sua patota, levando o vozão de volta a elite depois de 16 anos)
- Icasa na série B (Depois da decepção do rebaixamento no cearense, o Icasa levanta a cabeça, bate o Papão no Romeirão e sobe pra série B)
- Fortaleza na série C (O Leão peca pela incompetência e agora amarga ter de jogar a terceirona. Isso depois do tri cearense, veja você...)

----

Bem, é isso! A maratona continua! Próximo: Mundo!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...