13 de junho de 2009

Cangatux.msgDeProgramador(103);

Twitta, meu povo!!

O Twitter tem uma idéia muito simples: 140 caracteres indicando o que você está fazendo. Só que ele se espalhou feito rastilho de pólvora internet a fora. Com isso, ajudado pela API disponibilizada pelos mantenedores do serviço, o Twitter vira jargão de muitos outros aplicativos e serviços net a fora.

---
Para os não-informáticos, uma pausa no post para um Cangatux Dic:

Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos -- isto é: programas que não querem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.

Fonte: Wikipedia

Trocando eu miúdos. É uma forma de pessoas, no nosso caso, fora do Twitter, usarem serviços do Twitter para criar outros serviços.

---
Enfim. Esse post apresenta alguns serviços criados usando a API do Twitter. Não são todos, mas são o que eu conheço! Se você conhece mais algum, comente aí, minha jóia!!

* Hastags - As famosas hashtags disponibilizadas pelo twitter podem ser vasculhadas por perfis a fora usando o hashtags.org. Ele mostra um gráfico com a frequência que as tags são usadas. Um exemplo com #showdebola.

Percebi porém que tem um certo delay entre a postagem no twitter e a exibição da hashtag no serviço. Para uma busca mais precisa, prefiro a busca do Twitter, mas o hashtags.org também é uma boa se você quer ver se a hashtag é muito usada, por exemplo.

* Twitbol - Qual é a sua torcida? Se você usa as hashtags citadas acima, com o nome do seu time de coração, você provavelmente já estará na torcida do seu time no Twitbol. Funciona como um brasileirão de twittadas, onde cada tweet com hashtag de um time representa um gol para ele.


Ou seja, se você idolatra o Palmeiras como eu, no dia do jogo do verdão e no dia seguinte, a cada tweet com #palmeiras que você fizer, tá lá um gol para o verde. Bacana né? Há uma classificação e um ranking de torcidas mais twittadas, vale a pena conferir!!

*TweetterWall - Saca aqueles concursos de miss? Você pode virar o twitter-top do seu país se for muito votado no TweetterWall. É fácil. Cadastre seu user do twitter e você já pode ser votado a Mr. Twitter (para homens), Ms. Twitter (para mulheres) e Top animal Twitterer (para usuários animais - sim, deve ser alguma zoação).

Basta clicar no "+" sobre a foto do seu selecionável e o voto já está computável. Quer testar? Vota aí na @LUISANUNES!!

* Buytter - Se você é movido pelo vil metal, você também pode ter seu espaço com o passarinho azul. O Buytter funciona como um "Feirão de Twitters". Você ganha uma graninha no começo e começa a "comprar" perfis. Quem dá mais (no bom sentido) vai ficando com o perfil comprado, valorizando o dito cujo.


Com isso você pode "possuir" outras pessoas no blog, de forma financeira-virtual, é claro.

Bem, é isso. Se alguém tiver mais algum serviço pra sugerir, esteja a vontade para comentar!!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...