9 de junho de 2009

Grandes Filhas da Mãe da Humanidade (XI)

Pato Donald

http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/59edicao/img/pato_donald1.jpg

Hoje um dos mais queridos e conhecidos personagens dos quadrinhos e um dos baluartes da Família Pato - senão seu "patriarca" - completa 75 anos de sua primeira aparição. Donald Fauntleroy Duck apareceu pela primeira vez no desenho The wise little hen, onde era um vizinho preguiçoso da protagonista - uma galinha.

Depois desse episódio - e na grande maioria de suas aparições - vemos o Pato Donald como um pato branco, de pernas e bico alaranjados, vestindo sempre uma camisa e quepe de marinheiro (não usa calças, apesar de sempre ao tomar banho, se enrolar da cintura para baixo).

Além do seu mau humor, uma de suas características marcantes é a sua voz. Sua voz "pataquada" foi criação de seu dublador Clarence Nash, que dublou o penoso até a sua morte, em 1985, deixando seguidores treinados pelo próprio Clarence antes de perecer. A relação entre o personagem e seu dublador era tão forte que, um ano antes, o Pato Donald deixou sua pegada no Teatro Chinês, logicamente personificado em Nash - apesar de Nash ter assinado o cimento, as pegadas que vemos lá são do Pato.

Outro grande personagem relacionado ao Pato vem dos quadrinhos, outra mídia onde o Donald ganhou grande fama, se desvinculando do camundongo Mickey. Carl Barks, comhecido como o "Pai dos Patos", escreveu praticamente toda uma "civilização dos patos" dentro dos quadrinhos Disney, logicamente por causa de Donald: Margarida, os 3 sobrinhos e o Tio Patinhas são alguns dos personagens criados nesse processo. Podemos ver grande parte dos personagens em ação no ainda excelente Duck Tales, focado no Patinhas, mas com aparições rápidas de Donald.

Donald "visitou" o Brasil no filme "The Three Caballeros" - chamado no Brasil de "Você já foi a Bahia?" -, que apresenta o representante brasileiro na Disney, o malandro Zé Carioca. Apesar de ser antigão a bessa, é uma boa pedida se você gosta de bons desenhos...


Panchito, Zé Carioca e Donald

Inté+

P.S.: O pato, quando ele mexe o bumbum... haauhahuahuhaua


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...