25 de janeiro de 2009

Enquanto isso no Lustre do Castelo... (XXXVIII)

Orkut completa 5 anos!!
Orkut  5 anos
Hoje, o orkut, rede social da Google, completa incríveis 5 anos de vida. Depois de ser dado como morto por várias vezes, o serviço do Sr. Orkut Büyükkokten resistiu até hoje, aos trancos e barrancos. Criado em 2004 pelo supracitado sujeito de nome difícil, o engenheiro da Google - que tem um tipo de programa que incentiva os seus programadores/engenheiros a dedicar uma parte do tempo na empresa a criar seus próprios projetos - o orkut vem reunindo brasileiros de todos os cantos do país. Quem não reencontrou um amigo esquecido no tempo, ou achou aquela galera que curte as mesmas coisas que você?

Pois é. Apesar desse aparente sucesso, ele passou por severas críticas durante esse tempo, pelos seus problemas (No Donuts for You, Fake World, problemas com vírus e roubos de perfis) ou pelas polêmicas envolvendo a justiça.

O orkut, assim como vários serviços da Google não veio criar um novo paradigma. Com o buscador, por exemplo, na época da criação existia o Yahoo! que comandava as buscas pela internet.

No caso do orkut, também não veio uma grande revolução no campo das redes sociais. E se levarmos em conta a sua audiência, nem hoje. O Brasil e a Índia lideram infinitamente os usuários do serviço. Facebook, Hi5 e MySpace são muito mais famosos no mundo em comparação com o serviço inventado pelo turco. Só que o sucesso existente do orkut o fez durar até hoje, e tem gente - como eu - que não consegue imaginar o fim do mesmo tão cedo. Porque?

http://www.undergoogle.com/blog/uploaded_images/orkut1-734778.JPG

O ramo das redes sociais é promissor ainda hoje, cinco anos depois. Se não o fosse, a Google não teria investido tanto no seu OpenSocial, API de desenvolvimentos de aplicativos para redes sociais. Ou será que você não tem BuddyPoke! ou Minha Música no seu perfil do orkut?
A Google segurou a liberação do OpenSocial para a sua própria rede, mas outras redes, como o Facebook já a utilizavam. Apesar de naão ter pego tanto, ele pode se tornar uma ferramenta indispensável em tempos de web 2.0. Basta continuar investindo, e aí caímos na dúvida inicial: o orkut tem risco de acabar?

Eu acho que, se a Google adquirir um serviço de rede social existente, o orkut vai pro saco. Senão, ela provavelmente precisa melhorar as diversas brechas que ainda existem no serviço - apesar de eu não ver "Bad, Bad Server"'s há um bom tempo.

E essa história de orkut pago não condiz com a filosofia da Google, não quando milhares de pessoas já usam o serviço. Bem, posso estar totalmente errado também, já que é o dinheiro que move o mundo :D

Enfim. Comemorem Brasileiros! O orkut completa aniversário!! Parabéns!!! =D

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...