21 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

E aí galera!!! \o

Bem, chegaram os 10 últimos dias do ano. E, para quem acompanha este modesto blog - que teve de longe um dos seus melhores anos - deve saber que, nessa época temos aqui a retrospectiva mais infame de toda net.
Esse ano foi recheado de grandes alegrias, tristesas, conquistas, decepções... Enfim. Tem gente que vai querer guardar ou esquecer o ano que finda daqui a uma dezena de dias. Bem, sem mais delongas, vamos começar com o que rolou na internet!!

Lembrando aos bons que eu COM CERTEZA vou esquecer de assuntos pertinentes. Só que nessa vez conto com a colaboração de vocês. Caso você num puro espírito autruista deseja colaborar com essa modesta retrospectiva com algo que este não-jornalista esqueceu, COMENTA AÍ, MINHA JÓIA!!!

Chega de nove horas. Vamos lá!!!

10 - Fenômenos da Internet

* Ca-ca-ca, ca-ca-ca, ca-ca-ca...

O Youtube virou o canal de TV da galera. Isso é fato. Basta alguém implantar no serviço algum vídeo mais engraçado, o seu link se espalha feito restilho de pólvora. Exemplificando esse fenômeno, temos a Solange. Não, não é essa Solange. A Solange em questão é uma nova comunicadora, do naipe da Ruth Lemos. Ela só fala um pouco "difícil". Confira um dos vídeos da saga dela tentando conscientizar as autoridades competentes sobre os problemas da cidade de Ilhéus:



(tempo para você parar de rir :D)
Ela realmente foi um fenômeno na internet. Tanto é que apareceu em programas humorísticos como o Show do Tom. E ela parece não estar nem aí pela zoação. Issae, Solange!!

* D'Black who? Malu Magalhães???

Além de uma excelente lugar para ver tosqueiras, o Youtube e redes sociais como o Orkut também serve para divulgação de trabalhos. Vou falar do lado político disso depois, mas o que posso destacar agora é o lado musical. Depois da idealização do MySpace como um serviço de divulgação de bandas independentes, vários cantores resolveram divulgar seus trabalhos na grande rede. Dois porém, são grandes destaques: D'Black e Malu Magalhães.

Quem são eles no jogo do Bicho? Sinceramente falando, já havia ouvido falar o nome deles, mas não uma música sequer. Você também não, cara pálida? Sem estresse. Assista aí minha jóia!!

D'Black

Há, essa música é do pessoal do Rubi hein? Não pensa que me engana não :D

Malu Magalhães!!!


O sucesso na net se converteu em sucesso real. No caso da Malu, no VMB, ela mostrou todo seu talento. Quebeleza!!!!!

P.S.: Se o Marcelo Camelo pode, porque eu não posso XP

* ..Troca!

Uma das grandes sensações nos palcos Brasil a fora foram apresentações denominadas xxxx, onde os participantes "jogam" entre si com pelejas pra lá de interessantes. Muitos grupos de humor praticaram esse tipo de espetáculo nesse ano. Um dos mais legais é o espetáculo Imporváveis, do Grupo Barbicha. Este espetáculo conta, além do grupo, com participações especiais. No espetáculo figuram tretas desde o infame jogo das perguntas - onde ninguém pode fazer qualquer exclamação em suas frases - passando pelo jogo das frases - onde o público participa com as frases, cabendo aos participantes encaixá-las no contexto da sua performance - e findando com o engraçadíssimo jogo do troca.

Falando nele...



Antes que digam aglo, sim, aquele grupo de humoristas da categoria mal-aproveitados-no-zorra-total também faz algo, e ficou muito engraçadão também, mas não ficou legal no programa da Xuxa. O jogo do Abecedário me lembrou o Abecedário da Xuxa :s

Hauhauahahuauhaha bem que podia pintar algo disso aqui em Fortaleza também... :P

* Uma "peínha" dos virais

Não vou me aprofundar muito nos virais, pois existe um post recheado de cinema nos próximos dias. Mas como esse post é sobre fenômenos na internet, vou aqui citar um método de divulgação que já existia antes, mas ganhou força total nesse ano, os virais.

Divulgação de filme geralmente acontecia com a divulgação do poster, a "subida" de um site com informações sobre o filme, uma exibição de trailler antes de algum filme, alguns tinham pré-estreia... Alguns filmes, no entanto, para logicamente lucrar mais com sua película(:D) começam a criar um marketing sobre o filme com coisas como jogos, promoções em sites especializados, produtos sobre o filme. No enetanto, o que foi feito com o Filme O Cavaleiro das Trevas, 2º filme da nova franquia do Batman, realmente vai ficar na história.

http://www.slashfilm.com/wp/wp-content/images/whysoseriousads.jpg

Para sermos mais categorizados, o viral do segundo filme começou no final do primeiro, com aquela carta de baralho. Depois de um tempo em silêncio, sites começaram a pulular na rede, com temáticas do Coringa (falarei desse personagem quando discutirmos Cinema) em criar uma "gangue", da candidatura do Harley Dent, da convocação do Mr. Gordon e uma outra convocação para tentar livrar o Bátima de acusações graves. Mas não ficou somente nos sites. Nos EUA e em algumas cidades do mundo, os fãs participaram ativamente das buscas, cujas pistas eram passadas e, depois de nerds desocupados decifrarem e elaborarem raciocínios complicadíssimos, eram jogados em caçadas que tinham como cenário desde pistas de boliche até entregadores de pizza.

Eu nunca vi algo parecido antes. Sempre que algo novo aparecia, praticamente os nerds destrinchavam cada pedacinho do site e/ou da pista recebida e pasmem, sempre achavam alguma coisa, nem que fosse outra pista. E foi assim até o dia da estréia do filme. De fato, a WB criou um caso de sucesso de marketing e publicidade, que dificilmente será batido. A não ser por outro filme do Bátima, quem sabe :P

Daí, vários filmes durante e depois esse "hype", começaram a fazer algo semelhante. Porém, assim como o Feira da Fruta e seus "irmãos", nada supera o original :D

* Prêmio The BOBs

Escrevi demais, e como isso me interessa diretamente, comento depois. Me lembrem, hein? :P

Ufa!!!! Que começo, hein!! Se mesmo assim você acha que faltou alguma coisa nesse quesito Fenômenos da Internet, não se acanhe, comente!! Nesse pedaço quem manda é você!!! \o heheh

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...