4 de novembro de 2008

Pum... Lítica (XXVI)

Especial: Eleições americanas dos EUA



É notável a atenção mundial frente a eleição norte-americana que acontece hoje. De um lado, Barack Obama, democrata. Dou outro, Jhon McCain, dos Republicanos, partido do Bucha. Antes de qualquer opinião sobre o pleito e o que ele envolve, venho aqui postar uma notícia que acabei desencavando.

Se você acha que não comparecer às urnas ou votar nulo serve de protesto, por causa de, entre outras coisas, pelo fato do voto ser obrigatório, deve estar intrigado com o tipo de campanha feito nos EUA, onde o voto não é obrigatório - por pura coincidência, já que cada estado tem um sistema eleitoral próprio, que vou citar mais tarde.

Tanto Democratas quanto Republicanos incitam o eleitor a sair de casa. Os candidatos, por exemplo, lá votam bem cedo para dar o exemplo. Parece que funciona, mas com uma votação equilibradíssima, qualquer voto pode fazer a diferença. Logo, vale tudo para tirar o eleitor de casa. Esse site aqui, com um título incomum, serve para que o usuário localize uma seção eleitoral próximo de casa. Se vocÊ perceber bem, esse site é mantido por uma ONG, o vote441, que incita os eleitores preguiçosos a sair de casa e "perder seu valor".

Para os não iniciados na língua bretã, podemos dizer que o nome do site seria: COLOQUE ESSE TRASEIRO FORA DE CASA E VÁ VOTAR!

Em outro site, o autor posta alguns "mimos" que os eleitores podem receber por votar no dia de hoje, logicamente, sem favorecer candidatos [Ai mente MODE ON]. Apareça com um botton "VOTEI" e coma de graça, ou com um bom desconto, quitutes que vão desde sanduiches de frango, passando pelo cafezinho e chegando ao tradicional donuts em forma de estrela. O sujeito pode até ser vacinado contra a gripe na faixa se perder seu valor na urna hoje. Que coisa, não?

Será que isso daria certo aqui no Brasil? Vá saber, não é?

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...