10 de setembro de 2008

Cangatux.msgDeProgramador(72);

Em tempos de paraolimpíadas, mais uma boua:

Add-on para Firefox melhora o acesso de cegos à internet

LowBrawse, para o Firefox 3, permite acesso simultâneo à página original e à adaptada a usuários com perda de visão.

Usuários de internet com deficiência visual conseguirão navegar na web de maneira mais fácil com um novo add-on do Firefox 3, que torna as páginas comuns mais acessíveis.

O add-on chamado LowBrawse é o primeiro programa a permitir que as pessoas com perda de visão severa ou moderada "tanto vejam as páginas como o autor a desenvolveu quanto leiam o texto dessas páginas adaptados às suas necessidades visuais", disse a Lighthouse International, organização criadora do programa.

Muitos programas pré-existentes permitem que pessoas completamente cegas naveguem pela web, lendo os textos e descrevendo as imagens em voz alta.

Com o LowBrowse, os usuários podem configurar suas preferências para tamanho da fonte do texto, contraste de cor e espaçamento de letras. Essas preferências são salvas e mantidas para todos os sites visitados.

Os usuários podem também aumentar as imagens simplesmente segurando um botão e movendo o mouse. Um usuário com deficiência ocular grave pode aumentar a acessibilidade do LowBrowse com a saída de fala e ainda visualizar simultaneamente a página web original, além de acessar o texto em uma página separada, o que permite aos deficientes visuais terem acesso ao mesmo conteúdo de usuários sem deficiências.

O download do LowBrowser está disponível gratuitamente no site do programa. Os usuários do Firefox devem ter a versão 3 do navegador para então instalar o add-on. Em algumas semanas, o LowBrowser também estará disponível no site de add-ons da Mozilla, segundo a Lighthouse.

Baseado em tecnologia open source, o LowBrowse foi desenvolvido pela Lighthouse com o auxílio do National Eye Institute.

--

Fonte: PC World

Já disse aqui que, para mim, browser é para acessar sites - assim como celular é só para falar. Mas como - ainda bem - não sou o dono da razão, taí uma boa forma de usar os add-ons do Firefox, uma das coisas mais legais do browser da raposa. Claro, tem muita tranqueira... Favoritos? del.icio.us. RSS? Google Reader + IGoogle =D Mas também tem coisas bacanas, como um plugin que salvou minha pele, dando print em uma página web completa, inclusive a parte oculta - e que eu esqueci o nome, pois formatei o meu PC...

Enfim. Estou vendo esse plugin ae. Ele tasca um banner abaixo da barra de ferramentas e tenta ler o que se passa na janela da página. Ele soluçou aqui com o Gmail =D Basta posicionar o mouse sobre o texto desejado e ele joga no banner negro. Não sei se é só comigo ou eu só consigo ver o começo da palavra, sem conseguir ir até o fim dela. É meio complicado de usar, mas vamos esperar as atualizações. Estou procurando ouvir, mas não consigo...

O Google Chrome podia ter addons tb, mas eu nem me importaria taaaaaanto assim =D

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...