3 de junho de 2008

Cangatux.msgDeProgramador(58);

Tecnologia na Euro2008 - ou não =D
 
 
Eventos esportivos sempre trazem as maiores novidades do mundo da tecnologia, ora no equipamento usado para a cobertura e desenrolar dos jogos - quem não lembra daquela ginasta romena que OWNOU o sistema do placar, que não suportava a nota 10 -, transmissão dos resultados e imagens para todos - EU DISSE TODOS - os rincões da terra e, por fim, nos equipamentos usados pelos atletas - vide a tal pele de tubarão dos nadadores.
 
Apesar de as olimpíadas de Pequim (Beijing não, é o que, olimpíada da Xuxa, por acaso?) figurarem como o evento esportivo do ano, outro evento não menos importante começará nesta sexta, o que poderiamos chamar de mini-copa do mundo: A Eurocopa. Realizada em dois países - Suiça e Áustria -, notadamente a Euro é o segundo evento futebolístico mais importante, perdendo para a Copa do Mundo. Um evento grandioso assim chama a atenção de muita gente, sedenta por informação. E acho que ninguém vai achar ruim o que virá - podem até achar, mas dentro de campo =D
 
 
Uma delas é esse lugar bonitão, o IBC - Centro Internacional de Imprensa - inaugurado hoje em Viena, capital de uma das anfitriãs, a Áustria. Pela primeira vez, a UEFA - confederação que organiza a bagaça toda - vai bancar um centro para a transmissão do torneio, produzindo o sinal de TV. Eles prometem uma senhora transmissão, digna de 30 câmeras, incluindo uma spidercam (?) Lá como o nome diz também será o quartel-general de quem cobrirá o evento, com todos os serviços necessários para a galera ficar numa boa só passando as informaçõex para nós, ávidos infófagos (?).
 
No tocante a WEB, lógico, o site da Euro - com uma versão em português de portugal - vem com todos os detalhes da competição, além de informações sobre as seleções, área para fãs, enfim, bem completo. É até bonitão o sujeito, mas de acordo com meu amigão, o site tá hospedado no IIS. Ninguém é perfeito =D.
 
 Mas não é só a UEFA que vai disponibilizar algo na net sobre a peleja. Sites como o Yahoo! e o Google - tanto o IGoogle e o Google Maps quanto o Youtube, com um canal exclusivo - vão dar aos sedentos por informações a chance de se saciarem, com buscas personalizadas, vídeos e resultados "fresquinhos" das partidas.
 
imagens_106910.jpg
 
La pelota =D
 
Quanto a material, acho que o interessante sempre é o objeto de couro esférico, conhecido como BOLA. Não sou design de bolas - aliás, profissão legal essa hein =D - , mas a bola chamada de Europass não é a das mais bonitas, mas o interessante aqui não é a estética da pelota - afinal de contas, ninguém vai ficar admirando a bola em nenhum outro lugar que nas redes. A bola normal mesmo, a Europass, vem com inovações legais, herdadas da bola da Copa 2006, que já vinham da Euro2004. 
 
A Europass Gloria, que será a bola da final, terá uma tecnologia de superfície que auxilia na precisão de chutes e manuseio do goleiro em qualquer condição climática, dando maior aderência. Ainda bem que pensaram nos goleiros dessa vez =D. Para vc entender a diferenciar as bolas(!!), a Gloria tem uns detalhes em vermelho a mais...
 
Enfim. Nestas minhas andanças ainda não vi DETALHES do IBC, tipo arquitetura da rede, o que é utilizado lá... Vou ver se depois da inauguração alguém bate essa notícia. To aqui no aguardo.
 
EM TEMPO: A Record News vai transmitir as partidas da Euro2008, a partir desta sexta, quando COINCIDENTEMENTE (sic) começa o torneio. Confira a tabela aqui. Lembrando que a emissora do pastor pode passar alguns jogos como compactos. Fique de olho!!!
 
EM TEMPO 2: Saiu o Jogo da Euro2008 tb. Claro, pra quem tá saturado de PES pode não ser tão interessante, mas vá, deixemos com quem entende.
--
 
Fontes: Site da Euro2008, Exame Informática , HowStuffWorks e Morais8's weblog
 
Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...