13 de junho de 2008

Cangatux Dic (V)

A meia noite definirei seu verbete... MWAHAHAHAHAHAH!!
--
 
 
--
 
Hoje, sexta-feira 13. Para muitos um dia de azar, para outros, sorte(?). Assim como o número 7, o 13 tem essa dúbia "adoração". Um famoso caso a favor do XIII é o Velho Lobo, o único tetracampeão de futebol, Zagallo. Desde quando jogava no Botafogo, levava o 13 como um número de sorte. Bem, acho que ele tem bons argumentos para achar isso, não é?
 
Mas, por que CARGAS D' ÁGUA o pessoal teme tanto o número 13 - e em especial a sexta-feira 13?
 
Essa tal supertição surgiu do cristianismo, orinda principalmente do número de integrantes na Última Ceia (12 apóstolos + JC), e no que aconteceu depois - numa sexta-feira... Depois disso, o 13 virou um número odiado e macabro, perdurando até hoje. Por exemplo, alguns prédios não possuem o 13º andar - eu nunca vi um assim ainda, mas vá lá. Juntando o dia da morte do Senhor com o número 13, temos um dia de "azar". Gato afro-descendente, espelho quebrado, passagem embaixo de escadas, tudo é motivo de ZICA. Outras lendas européias, da escandinávia, também dão má fama ao 13º número decimal.
 
Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Sabe bebum inconveniente? Pois é. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa - mas nada contra bebida em festas assim =D

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Mas, claro, assim como o nosso obsTETRA, existe quem ache o número 13 um número de sorte. Na Índia, por exemplo. Lá o número 13 é apreciado e sagrado, aliado a sorte - coisa de numerologia. Coisas semelhantes se repetem no México e na China. Nos Estados Unidos do USA, o 13 é bacana, pois 13 era o número dos Estados na época da independência. Eles tem tanta admiração pelo número que, por exemplo, a água símbolo dos EUA tem exatamente 13 penas em cada uma de suas asas - seria coincidência o Zagallo conquistar seu último título mundial lá nos States, em 1994?
 
Fonte: Universia
 
Enfim. acredite no que quiser, aí estão os fatos. Pra ficar com a consciência leve, acordei com o pé direito hoje... heheh
 
Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...