7 de março de 2008

Maracanaú - 25 anos

 
"Em torno da lagoa de Maracanaú, o vilarejo foi crescendo. Com a inauguração da linha férrea, em Maranguape (1875), moradores lutaram para levá-la até o povoado. Com o tempo, Maracanaú foi delineando sua vocação. Tornou-se distrito de Maranguape, em 1906, e, mais tarde, se tornava o primeiro distrito industrial do Estado. Eram tempos do primeiro governo de Virgílio Távora (1963-1966). Veio a necessidade de construir conjuntos habitacionais que abrigassem os operários. Não foi fácil, mas depois de quatro tentativas, em 1983, Maracanaú conseguiu, enfim, sua emancipação política, pela lei estadual 10.811. "

Ontem o município de Maracanaú completou seu jubileu de prata de emancipação. No dia 6 de março de 1983, com a supracitada lei, o distrito de Maracanaú se desmembra de Maranguape. Muita coisa rolou nesses 25 anos, tipo o assassinato do primeiro prefeito, Almir Dutra, intervenção do governo e os dois ciclos de crescimento industrial e estrutural da cidade - um acontecendo agora, com Pólo da Moda, Shopping, CEFET, a construção do Estádio... 
 
As comemorações começaram no domingo com a 2ª Caminhada pela Paz, em lembrança do assassinado de Dutra. Na semana anterior, o assunto paz foi amplamente discutido nas escolas e instituições públicas. Ontem, show com Zezé de Camargo e Luciano, amanhã, uma programação especial do Dia Internacional da Mulher.
 
Apesar dos pesares, e dos problemas que ainda existem e que não podem ser escondidos pela festa, é uma grande satisfação ser maracanauense. 
 
Então, parabéns Maracanaú!!
 
Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...