23 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007 (II)

Continuemos com um pequeno resumo do que rolou neste ano. E agora...

9 - Se gritar pega-ladrão...

É, o jeito é falar mesmo dessa galera... São eles, querendo ou não, nos representam. Então, o que os NOSSOS políticos fizeram de bom e - principalmente e infelizmente - de ruim nesse ano:

Obrando por aí...

No início do ano de 2007, tivemos a posse de presidente/governador e deputados eleitos em 2006. E as mer... cadoria começaram cedo.
Quem não se lembra do buraco do prefeito (ou do governador) de São Paulo? Uma obra mal feita? mal projetada? Não importa, se levarmos em conta as vidas ceifadas e outras prejudicadas com o acidente.
O proprío presidente não pode falar nada. Inventou o tal do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para diversas áreas, mas parece que este ano estavam somente arrumando a casa. Começou uma gigante ofensiva de tapa-buraco Brasil afora que no fim só gastou asfalto. Deu na mesma.


É ladrão que não acaba mais...

Se o Lula pensava que já havia escapado de todas por causa do mensalão, vampiros, sanguessugas e outras anomalias e monstros em seu primeiro mandato, parece que a galera guardou um pouco para o segundo. CPI surgiu de tudo nesse ano. Em cima de uma surgia outra. Quem não lembra daquele escândalo das construtoras em que a tal da Gautama criou a sensacional ponte que vai do nada a lugar nenhum? E os problemas da fidelidade partidária, em que ninguém se entendia? O poder judiciário fez o que o legislativo nunca conseguiu fazer até hoje.
Isso sem falar de outros escândalos que deixaram a cabeça do presidente latejante:

* A crise aérea eterna, que surgiu de um grave acidente em 2006 e ocasionou no mais trágico acidente aéreo do país, em julho, matando cerca de 200 pessoas, dentre passageiros de um avião TAM e funcionários da mesma TAM, no prédio em que a empresa funcionava próximo ao aeorporto de congonhas;

* Os funcionarios de prefeituras Brasil afora, com escândalos de desvio de verbas no bolsa-família, merenda, livros didáticos, licitações e muitas outras crocodilagens;

* A própria PF que precisou cortar na carne no RJ com a corupção.

* O escandalo dos bois do Renan Calheiros, que por motivos impressionantes, não foi cassado em DOIS processos, abrindo uma confusão sobre o voto secreto e aberto, com uma seção de pancadaria entre deputados e uma revista Playboy inocente com a ex-mulher do senador. No fim, acabou saindo da presidência do senado, mas ninguém ficou satisfeito, por que será :)

Mas nem tudo é flores para eles. Os 40 ladrões do Mensalão foram TODOS indiciados e agora estão em julgamento. Além disso, muitos projetos do governo foram barrados pelos Legislativos, como a recente CPMF, menina dos olhos do governo...

E lá pra fora...

No mundo, a discussão primordial em 2007 foi o clima. Logo no início do ano, uma comissão de investigação disse o que todos já sabiam mas ninguém tinha coragem de aceitar: o planeta está esquentando e se não mudarmos isso, será irreversível. Mesmo assim, os americanos fizeram biquinho na Índia antes de aceitar participar de um novo protocolo. O ex-futuro presidente Al Gore organizou um mega evento para alertar o mundo sobre o clima: o Live Earth, que aqui no Brasil ocorreu no Rio.
O Brasil, apesar de cuidar mal da amazônia, tem bons projetos com o Bio diesel e o Etanol, e pode fazer diferença no futuro.

Apesar de essa ser uma preocupação global, alguns países tiveram mais coisas a se preocupar:

* EUA - a derrocada da guerra do Iraque, os problemas com o Irã e Coréia do Sul e com o Leste Europeu por causa de um escudo anti-missil, E internamente, uma onda de assassinatos em escolas que nunca foi visto, além de uma crise imobiliária que preocupou o mundo econômico;

* Irã - Problemas com ONU e EUA sobre as pretenções do país em produzir energia nuclear

* Venezuela - E... O Chavez fez sucesso esse ano: Criticou o senado brasileiro, que barrou o venezuelano no Mercosul; fechou a RCTV, TV aberta mais popular do país; Criou um plebiscito sobre uma reforma constitucional que, entre outras coisas, dava reeleição perpétua ao presidente. Ele afirmou que se perdesse, sairia. Perdeu. Saiu?
Mas pelo menos levou um calaboca do rei da Espanha... hehehe

* Equador e Bolívia - Os meninos maus deram trabalho na américa do sul. O do Equador ao assumir já botou boneco com a oposição, assim como o Chavez e o Moralez, que chutou o pau da barraca e nacionalizou o petróleo, o que prejudicou a petrobrás.

* Mianmar, Paquistão - Revoluções e muita confusão rolou nestes países, por causa de poder, lógico. Em Myanmar, até a ONU foi barrada por alguns dias...

Enfim, a ladruagem e politicagem comeram soltas. Esperamos que pelo menos não piore... hhehe

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...