18 de dezembro de 2007

Cangatux.msgDeProgramador(42);

Cuidado Deputaiada!!!!
 


 
 

Presente de Natal: Urnas eletrônicas terão sistema operacional Linux nas próximas eleições

15/Dec/2007 - 17:43
Enviado por Marcelo Gonçalves

BRASÍLIA - O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu autorizar a substituição do sistema operacional VirtuOS e Windows CE de todas as 430 mil urnas eletrônicas, pela versão de software livre Linux, a ser desenvolvida pela equipe técnica do próprio Tribunal. O objetivo é conferir mais transparência e confiabilidade à urna eletrônica e ao processo eleitoral. O novo sistema estará em vigor nas próximas eleições municipais, em 2008.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) sugeriu a adoção de um sistema operacional baseado em software livre, adaptado para a urna eletrônica e que seja de propriedade da Justiça Eleitoral. A intenção é facilitar a auditoria do sistema operacional por parte dos interessados em se certificar que todos os sistemas são confiáveis e seguros, diminuir os custos de aquisição de novas urnas eletrônicas em virtude da utilização de um sistema operacional gratuito e, ter um único sistema operacional para simplificar e diminuir o custo de desenvolvimento, testes e homologação dos sistemas das urnas eletrônicas.

A equipe técnica do TSE, desde 2002, vem realizando testes para viabilização de uma solução de código aberto. Foi escolhido o sistema operacional Linux, software código-aberto (Open Source) cujo núcleo vem sendo desenvolvido e aprimorado desde 1991, quando o seu criador disponibilizou o código na Internet.

 

Fonte: O Globo
--
 
Retirada daqui.
 
Valeu PAPAI NOEL!!!!! \o/ Presente com 1 semana de antecedência? Que eficiência... :D
 
Falta agora só fazer o verdão ganhar a Copa do Brasil... heheh
 
Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...