30 de março de 2007

Ex... Portes (VII)

É, campeãaaaao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (56 anos depois... :D)

Fifa confirma título mundial

Depois de 56 anos, entidade máxima do futebol valida a conquista da Copa Rio de 1951
GLOBOESPORTE.COM em São Paulo

Depois de 56 anos, a torcida do Palmeiras pode soltar o grito de campeã mundial. Nesta sexta-feira, a Fifa homologou o pedido do clube para validar a conquista da Copa Rio de 1951 como o primeiro mundial interclubes disputado na história.

Com a confirmação do título, chega ao fim uma das maiores novelas dos 92 anos do Verdão. . O processo para a validação do torneio teve início em 2001, com o envio de um dossiê à entidade que organiza o futebol no planeta.

Curiosamente, o pedido aconteceu um ano depois de o arqui-rival Corinthians conquistar o Mundial Interclubes de 2000, também no Rio de Janeiro, o primeiro com reconhecimento da Fifa. A competição, porém, ainda é desdenhada por santistas e são-paulinos, que a consideram como um "teste".

Além do Palmeiras, Vasco da Gama, Nacional (URU), Estrela Vermelha (antiga Iugoslávia), Sporting (POR), Juventus (ITA), Nice (FRA) e Austria Viena (AUT) também participaram da competição.

Nas semifinais, o Verdão passou pelo time carioca, enquanto que os italianos derrotaram os austríacos. Na decisão, os paulistas venceram o primeiro jogo por 1 a 0 e empataram o segundo por 2 a 2, ficando com a taça.

O Palmeiras é o sétimo clube brasileiro a ser reconhecido como vencedor de um mundial. Os outros são Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983), São Paulo (1992, 1993 e 2005), Corinthians (2000) e Internacional (2006). Marco Polo Del Nero, presidente da FPF e conselheiro do clube, sugeriu a criação de uma nova taça.


**************

Bem, antes tarde do que nunca, posso dizer... (Só falta domingo a festa ficar completa, né não?)

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...