2 de fevereiro de 2007

Cangatux.msgDeProgramador(25);

Classmate PC está pronto para a briga

Classmate PC: em Windows e Linux

um azarão na corrida para levar os laptops para as salas de aula brasileiras.  É o Classmate PC, da Intel. Um azarão que leva chance de se tornar um protagonista importante dessa história.

O laptop mais badalado, até agora, é o de 100 dólares, da ONG One Laptop per Child, a OLPC.  A idéia é irresistível: colocar um notebook nas mãos de cada criança, numa solução que conta com alguns dos cérebros mais incríveis do planeta, concentrados no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.  O garoto propaganda não poderia ser mais convincente: o guru Nicholas Negroponte.  Para reforçar a generosidade embutida no projeto, tudo é código-fonte aberto.

O ClassMate PC, da Intel, não tem cabeças coroadas em torno de si, não conta com a torcida dos linuxistas mais vocais e tem propósitos abertamente comerciais.  Seu ponto forte é uma eficiência arrasadora.

(...)

Por dentro, tem um Celeron de 900 MHz, memória Flash de 2 GB, Wi-Fi embutido, aplicativos contra furto, gestão de aula e filtro de conteúdo.  O sistema é o XP Professional, por enquanto em inglês.  Windows será opção – o Classmate  funcionará também com Linux da Metasys, uma empresa mineira, que atualmente é baseado no Open SUSE, ou com o Mandriva (fusão da Mandrake francesa com a brasileira Conectiva). 

Probleminha: o preço.  A Intel calcula que o Classmate vá sair por cerca de 400 dólares, algo em torno de 850 reais. O custo de produção, segundo os cálculos da empresa, é de 240 dólares.  Tudo a conferir quando a CCE e a Positivo, que vão produzir as maquininhas no Brasil, colocarem seus produtos no mercado, nos próximos meses.

Seja como for, 240 dólares é um custo bem mais alto do que os 140 dólares ou 160 dólares da máquina da OLPC.  Na hora de decidir, o que o governo fará?  A seu favor, o Classmate não tem o preço, mas tem qualidade. Enquanto laptop da OLPC parece um protótipo ainda cru, pelo que pudemos ver no INFOLAB até agora,  o notebook da Intel  está perfeitamente acabado, com recursos matadores para a sala de sala.

****

Extraído do blog de Sandra Carvalho - Revista Info Exame

É... E viva a concorrência - esse parece beeem atrativo.. E bonitão tb...

Inté+
P.S. Desculpe estar muito porgramador esses dias... Sabe com é faculdade... hehehe

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...