10 de janeiro de 2007

Cangatux.MsgDeProgramador(12);

ACADEMIA POG - II


E então, alunos, como foi o nosso primeiro contato com este robusto paradigma de programação? A Academia POG continua com os princípios - os dogmas, melhor dizendo - do POG:

Cap II: Princípios de POG



Nosso autor cita os princípios e os comenta. Acompanhemos:

  • Se funciona, então tá certo - Acoplado ou não, txt ou sql, mil funções ou 10, design patterns... Nada disso tem valor para o usuário, que sóprecisa de um software funcional. O termo "escalável" é falacioso.

  • My Way - Programador esperto, se é esperto mesmo é adepto do My Way. Se você está com dúvidas, faça do seu jeito pois se der merda é você quem vai se foder.

  • Murphy - Para lidar com Murphy e seu exército só com POG. Murphy é sagaz e ligeiro, tá só esperando você dar mole. Nada mais rápido do que uma gambiarrazinha pra acertar o que Murphy destrói.

  • Deixe o amanhã para amanhã - Muitos programadores atrasam projetos alegando que a demora de uma implementação para seguirem regras de 'design patterns ou comentários que ajudarão a outros desenvolvedores a entender melhor o código. Deixe o amanhãpara o otá... err...

  • Comentários são para amadores - Um desenvolvedor deve ser treinado para ser fluente na linguagem de programação usada sem precisar de comentários, independente da consequente ruína de sua vida social. Isso também é conhecido como sétimo sentido.

  • Eficiência primeiro - Evite escrever em várias linhas o que pode ser feito em uma.

  • Fé em Deus - A informática é levianamente definida como ciência exata, quando esta é na verdade uma ciência holística. Vários casos reais de divina Providência foram testemunhados em ambiente fiéis aos princípios POG, espíritos ruins foram exorcisados, e a paz instalou-se graças a fé dos gambiarrizadores.·

  • 1337 h4x0r5 dud3 lol - Quanto menos legível, mais respeitado o código é. Consequentemente menos alterado ele é, e mais estável o sistema fica.

  • A ocasião faz o ladrão - Em determinados momentos não conseguimos escapar dela.

  • Capacidade de Abstração - Este conceito se baseia em focar-se no problema e desconsiderar conceitos e dados desnecessários para atingir o objetivo, ou seja, o Programador deve abstrair tudo que lhe faça perder tempo como regras de negócio desnecessárias ou tratamentos de erros.




Se algum professor de DP ou de Engenharia de Software estiver vendo isso...
... vai morrer do coração, pois no próximo capítulo, veremos os primeiros Design Patterns da POG.

Texto retirado de Desciclopédia.
Visite também a comunidade Gambiarra de Programador

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...