8 de janeiro de 2007

Cangatux.msgDeProgramador(11);

ACADEMIA POG


Nessas andanças pela rede, achei na comunidade do orkut Gambiarra de Programador uma grande contribuição para o estilo gambiarrístico de programar. Num artigo da Desciclopédia, vemos uma definição clara e descritiva de um novo paradigma da programação: o POG. Aqui se inicia a Academia POG, onde podemos aprender este grande e muito utilizado modelo programático - usado com louvor em outras áreas do conhecimento - ou desconhecimento, se for o caso...
Mostrarei como Jack, o estripador, por partes, para que a curva de aprendizado seja satisfatória para todos.

Cap I: Definição de POG


A Programação Orientada a Gambiarras (POG ou WOP - Workaround-oriented programming) é um paradigma de programação de sistemas de software que integra-se perfeitamente a qualquer grande Paradigma de Programação atual e é uma especialidade dos brasileiros.

A Programação Orientada a Gambiarras foi uma evolução natural do uso do Programa Bacalhau, também conhecido como ATND - Artifício Técnico Não Documentado, dos anos 1.960/80, e vem de uma antiga expressão brasileira, "Para quem é, bacalhau basta" (época em que o peixe seco ainda era barato). Programadores e analistas mais preocupados em usar buzzwords costumam utilizar o termo workaround para impor respeito.

Para que um programador possa exercer a Programação Orientada a Gambiarras, são necessários alguns fatores específicos, facilmente encontrados em ambientes de desenvolvimento:

  • Sistemas originalmente mal projetados

  • Chefes(?) que batem cabeça e não sabem o que querem

  • Clientes chatos

  • Usuários chatos

  • Falta de vontade

  • Falta de tempo

  • Gente que pensa que é DBA (normalmente são pessoas chatas, gordas, feias, sem certificação nenhuma e que pararam no tempo depois que fizeram um curso de SQL Básico)

  • Término do estoque de café/chá

  • Aproximação do final da tarde

  • Véspera de feriado/fim-de-semana

  • Ter o Jackie Chan como chefe

  • Ter o MacGyver como coordenador de projeto (ver Método MacGyver)

  • Governo defecando regras ou MP's que entrem em vigor imediatamente sem dar tempo de atualizar sistemas.



1.1 Requisitos dinâmicos

Reunidos, todos estes fatores transformam o programador em um gambiarrizador, espécie mais evoluída de programador, que possui curva de aprendizado e produtividade muito mais altas. Os códigos dos gambiarrizdores podem ser chamados de CACA (Código Avançado Completo e Adaptável).

Estudos realizados neste segmento, mostram que os programadores que evoluem para gambiarrizadores vivem melhor, saem as 18:00h, tem cabelos mais bonitos e esvoaçantes. Tudo pelo fato de que, enquanto transformados em gambiarrizadores, eles entram em um estado alfa, onde tudo na vida funciona. Tudo que é impossível torna-se possível, de maneira totalmente obscura, mas funciona.

Há correntes de programadores que discriminam a Programação Orientada a Gambiarras, alegando ser uma má técnica, que faz com que os sistemas fiquem lentos e ganhem bugs. Também ficou claro nas pesquisas que estes programadores só dizem isto por nunca terem evoluído para gambiarrizadores (e por isso nunca pegam mulher nenhuma). Com apenas uma evolução, 100% dos programadores admitem que a Programação Orientada a Gambiarras, definitivamente, é o melhor paradigma de todos.

Além disso, a Programação Orientada a Gambiarras, assim como outros paradigmas, deu origem a outros movimentos de pesquisa científica como Modelagem Orientada a Gambiarras (MOG ou WOM - Workaround-oriented modeling), Desenvolvimento de Sistemas Orientado a Gambiarras (DSOG ou WOSD - Workaround-oriented software development).




No próximo capítulo, veremos os paradigmas da POG. Enquanto isso, continuem seus exercícios no trabalho :P

(Parabéns ao kra - ou kras - que bolaram esse negócio!)

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...