20 de novembro de 2006

Grandes Filhas da Mãe da Humanidade (II)


zumbi, originally uploaded by fgas18.

Zumbi dos Palmares

Hoje, dia 20 de novembro, comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. Sim, comemoramos. Apesar dos pesares, a consciência negra da sociedade progrediu bastante, mas ainda deixa a desejar em alguns aspectos - vide plano de cotas nas universidades...

A data relembra uma das primeiras revoltas contra a escravidão e, por que não, da própria "colonização" no Brasil. Este aí em cima é Zumbi dos Palmares. Ao contrário do que possa dizer seu nome, a única coisa que o guiava era o seu espírito de liberdade. Liderou uma das mais famosas comunidades negras no Brasil, no que hoje ficaria no estado de Alagoas - O Quilombo dos Palmares. Foi um Quilombo famoso pois era quase "impenetrável", e durou muito tempo frente ao período histórico, sendo lembrado por todo o período de escravidão e, até hoje, como símbolo da força negra.

Lembro antes de mais nada, que o Dia da Consciência Negra, como o próprio nome diz, deve ser conscientizador contra o preconceito contra os negros e - o que acho muito mais importante - qualquer tipo de preconceito contra um ser humano. Afinal de contas, "Todos nós estamos debaixo do mesmo céu..." - Quem lembrar em que filme foi dito essa frase, ganha um pirulito do Zorro!!

Inté+

P.S.: Parabéns, Débora!!!!

Um comentário:

Marco Aurélio disse...

No Dia Nacional da Consciência Negra gostaria aproveitar para denunciar o tipo de barbaridades que a Petrobrás tem incentivado. Já ouviu falar no“filme”

Manual Para Atropelar Cachorros

O protagonista deste “filme” de noite, para “relaxar”, atropela cachorros. Como a Petrobrás tem a covardia de patrocinar uma barbaridades dessas !? Mandei um e-mail de repúdio para a Petrobrás. Se puder faça o mesmo. Obrigado

Marco Aurélio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...