27 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 (IV) - Esporte

Seguimos atrasando e colocando em dia as retrospectivas do que de mais tosco rolou em 2010. Vamos agora a uma das minhas partes favoritas:

7 - Esportes

Os dançarinos da Islândia...

Se o ano do Santos foi fenomenal, com Dorival, Ganso, Neymar e cia papando todos os títulos (Paulista e Copa do Brasil pelo menos) o titulo de dançarinos foi perdido miseravelmente para esses caras da Islândia.
A Islândia não tem tradição no futebol, mas em 2010, um clube local deu o que falar. As comemorações mais toscas que se teve notícia partem dos caras, inclusive com inspiração de brasileiros. Dá só uma conferida nas figuras do Stjarnan:



Nadal é o cara!

Nadal realmente foi o cara do ano. Nesse vídeo aí, ele tenta gravar um comercial de um jogo amistoso com o seu maior rival e amigo Roger Federer - que também é um fenômeno igual ou até maior.



Além do duelo sensacional com o suiço, Nadal em 2010 conseguiu completar o Golden Slam, vitórias no Grand Slam (os 4 mais importantes torneios de tenis: US Open, Roland Garros, Wimbledom e Australia Open) além da medalha de ouro nos jogos Olímpicos.

Só que o fato que o deixou mais felizão foi, claro, o clipe que ele gravou com a Shakira. "Pegou o não pegou, Auditório??"



Massa em dia de Barrichello

Na F1, a novidade foi o novo sistema de pontos, que deixou 5 pilotos com reais chances de título nas últimas corridas. Outra novidade que prometia muito mas acabou decepcionando, foi o retorno de Schumacher as corridas, mas sem muito brilho. De destaque só a chegada que ele deu no Rubinho...

Esse por sinal até que fez um bom papel na Williams. Porém a decepção fica por conta de Felipe Massa, que dá uma de Rubinho e deixa Alonso passar para somar mais pontinhos. E não é segundo piloto, né?

No fim nem deu para ajudar efetivamente, já que o campeonato foi para a RBR e Vettel. Webber e o alemão disputaram uma briga interna para saber quem ia se dar bem. Webber era mais constante, mas Vettel era o queridinho da equipe e sempre entrava para ganhar. Na ultima corrida Webber amarelou e Alonso ficou atrás do russo. Melhor para Vettel, campeão mundial de F1.

Brasil 'covarde'?

Nesse ano tivemos muitos mundiais. O de futebol vai ficar num momento à parte, mas tivemos os três outros esportes de preferência nacional: vôlei, basquete e natação.
Quanto a natação, daqui a pouco :D

- Volei
* Masculino: O mundial da Itália veio cheio de rivalidade e polêmica. O regulamento favorecia muito os italianos que, na terceira fase, poderia fugir dos grandes do vôlei fazendo com que estes jogassem entre si (nossa, será que tá certo isso? hehe)
O fato é que muitas seleções - Brasil incluso - decidiram perder a ultima partida para ficarem em segundo e escapar desse confronto fora de hora.
Fora isso nossa seleção foi simplesmente impecável. E quando perdeu mesmo - contra Cuba - encontrou os algozes e sentou-lhes a mamona na final. Ah, e os italianos cruzaram com o Brasil e levaram também.
Uma mancha, mas um título incontestável.
* Feminino: A seleção brasileira feminina, além de ter um belo plantel, mostrava um jogo envolvente e invencivel. Até quando parecia perdido - contra o Japão na semifinal - as meninas viraram um jogo perdido. Parecia ser uma conquista arrasadora, se não fossem as russas na Final. 3x2 sofrido e vice denovo.

- Basquete
* Masculino: o retorno ao Mundial foi bom, mas poderia ter sido muito melhor. Vitórias houveram, e as derrotas foram por 2, 4pts. Já é um avanço. A Argentina, que eliminou o Brasil, ficou na fase seguinte contra os Lituanos, com uma diferença de 20pt. No fim, deu EUA.
* Feminino: Foram conhecer a Republica Checa. E só.

Liga dos Campeões, Libertadores, SULA e Kidiaba

No cenário dos torneios futebolísticos internacionais, o que podemos destacar é:
- Liga dos Campeões: Barça deu uma vaciladinha e Internazionale consegue ser campeã denovo
- Liga Europa: Primeira edição, deu Atlético de Madrid.
- Libertadores: Corinthians leva fumo no centenada (mais a seguir), Flamengo paga mico, Internacional se classifica para o Mundial antes da final, graças ao Chivas. No fim, Inter acabou vencendo a peleja.
- Sulamericana: Goiás dá uma de troll e manda pra casa Penarol, Avaí e Palmeiras, mas como um bom troll amarela e da´o titulo ao Independiente.
- Mundial de Clubes: Pachuca paga miquinho, Inter paga King Kong e não vai a final do torneio. Quem vai é o TP Mazembe, da Rep. Democrática do Congo, terra do goleiro Kidiaba:



Thiago Pereira, Cesar Cielo, Fabiana Murer, Belucci

Esses quatro atletas fizeram um bom 2010. Thiago Pereira faturou a Copa do Mundo de piscina curta em 2010 da FINA, e Cesar Cielo unificou os títulos dos 50m e 100m livre no Mundial de Natação no Catar.
Fabiana Murer aproveitou bem o tempo em que Inzibayeva estava meio down e treinou bastante. Os louros são colhidos agora, com a conquista da Diamond League.
Belucci foi bem no começo do ano, entrando no TOP 25 do ATP, mas no segundo semestre penou e chegou a desistir da disputa com os indianos na Copa Davis.

Cearenses no futebol

O futebol cearense foi destaque no ano que ora agoniza. 5 clubes tiveram suas conquistas em 2010:
- Fortaleza: Conquistou o tetracampeonato estadual, mas não conseguiu voltar à Série B, e foi eliminado de forma invicta.
- Ceará: Fez uma campanha muito boa no começo, e só administrou no resto do campeonato, jogando o suficiente para garantir vaga na Copa Sulamericana 2011.
- Icasa: Com um futebol envolvente, mas muito afoito, o verdão conseguiu permanecer na Série B do brasileirão, depois de conseguir novamente o acesso a série A do Cearense.
- Guarany de Sobral: O mais vitorioso dos cearenses, conquistou o titulo da Série D do campeonato brasileiro, mesmo que com asteriscos, por conta da treta com o América-AM, que foi eliminado por colocar jogador irregular em campo.
- Horizonte: Foi o primeiro campeão da Copa Fares Lopes, e também representa o estado na Copa do Brasil 2011.

Seleção Brasileira

Dunga foi a Copa com uma seleção só dele, e acabou levando fumo - como veremos na próxima. Após a Copa, ele roda, e Muricy assume... por uma manhã. Ele decide concluir seu contrato com o Fluminense, que seria campeão brasileiro.
Assim, sobrou para o Mano Menezes o pepino. Jogou 3 partidas, venceu 2 e perdeu para o Messi aos 48min do segundo tempo. Vamos ver como será 2011 para os mano da seleção, tá ligado?

Campeonato Brasileiro

Para citar, ABC foi campeão da Série C e Coritiba, o campeão da Série B.
Na Série A, teorias da conspiração indicavam o Corinthians para vencer no seu ano de Centenário, mas no fim acabou dando Fluminense (sic) pela regularidade. Conca só não fez chover, e Muricy conseguiu o tetracampeonato como técnico.

Destaques podem ser feitos para os fiascos de Palmeiras e São Paulo, pelo Deus-Nos-Acuda de Flamengo e Atlético-MG, pelas reações de Grêmio e Atlético-PR, e pela mais uma amarelada do Botafogo, que tem um bom elenco, por sinal.

Mas a homenagem é aos tricolores! TOCAAA!



Unificação

Por fim, a CBF, depois de analisar minuciosamente o dossiê feito pelo Sr. Odir Cunha, que pedia a unificação dos títulos brasileiros entre 1959 a 1970, acabou aceitando e unificou esses títulos.
Dessa forma o Santos e o Palmeiras se tornaram os maiores campeões brasileiros de todos os tempos, com 8 conquistas. Detalhe para o meu verdão, que foi bicampeão num ano só! \o/

Confira o novo desenho dos campeões brasileiros:

Sempre esse asterisco... PQP!! hehe

No pique: Próximo, Copa do Mundo!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...