23 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 (II) - Política

Bem, retrospectiva sem atraso não é retrospectiva. Então, vamos continuando a contar os fatos pertinentes do ano que está na UTI.

9 - Política

- Na berlinda (Arruda, Kassab, Dourados)



No fim do ano passado, o Governador do DF, o Arruda, se envolveu num esquema que foi chamado de Mensalão do DF, e contou até com superfaturamento em panetones!
Em fevereiro ele foi preso, depois de uma operação PHODA da PF. Logo em seguida foi cassado como governador.
Outro que quase roda foi o Kassab, prefeito de São Paulo. Surgiram denúncias de captação ilícita de recursos. Bem, no fim, mais uma pizza foi servida...
É, mas o pau cantou no interior do Mato Grosso do Sul. Em Dourados, o bicho pegou pra valer, com suspeitas de corrupção de cima a baixo do poder municipal.
Foram cassados o prefeito, o vice e uma penca de vereadores. Isso deixou a cidade revoltada, e teve treta na câmara!

- Treta no Planalto (Erenice, superbactéria, ENEM, reajuste)



Falando em treta, em Brasília isso não pode faltar, né?

A chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, foi acusada de usar sua influência num contrato da empresa em que seu filho Israel atuou para favorecer um contrato com os Correios.
Isso foi usado nas eleições, como sempre. E como sempre o elo mais fraco roda, ou seja, a própria Elenice.

Nos ministérios não foi menos tenso. O ministro da saúde viu uma superbactéria preocupar o país, e tentou por panos quentes. Suspeitas de tretas com vacinas da raiva e H1N1 também deixaram o Temporão com a cabeça quente.
No entanto, o ministro mais tenso desse ano foi, sem dúvida, o da Educação, ao ver o ENEM dar MIERDA denovo. Erro nas provas e falta de informações quase cancelaram a prova.

Porém, nada disso deixou o povo tão revoltado quanto o reajuste que os deputados deram A SI MESMOS, absurdos 62,5%. E, pela lei, isso encadeia aumento em toda a esfera legistativa, executiva... E o povo feito de palhaço denovo...
E essa lista aqui é dos votantes. Olho no voto da próxima vez!!

- Eleições

O que realmente agitou a política foi o pleito eleitoral. Renovados os governos estaduais e federal, bem como as câmaras estaduais e ferderais. E teve muita coisa. Veja!

* Ficha Limpa

Numa atitude improvável, foi aprovado o Projeto Ficha Limpa, que barrava a candidatura de manolos que deviam a justiça. Tentaram ainda driblar com algumas brechas que sempre tem, e no dia da eleição muito candidato não via seus votos no resultado, justamente por causa do Ficha Limpa.
Isso abriu uma brecha perigosa. Exemplos no Governo do DF (falaremos mais a seguir) e na disputa ao Senado do Pará, em que ainda está sendo estudada a possibilidade de novo pleito, já que os 2 candidatos cassados pela Ficha Limpa tem somados mais de 51% dos votos "válidos". Tem de ver isso ae!

* Serra Comedor

Serra não ganhou, mas fez sua parte no pleito. Tretou com o partido, que sinalizava colocar Aecio Neves, que se elegeu em seguida para o Senado.
Era líder nas pesquisas, até o Lula entrar em cena. Além daquela disputa que você adora (#not), Serra protagonizou cenas hilárias. Essa aí é a mais famosa.



Serra conseguiu levar para o segundo turno a sua disputa com a Dilma, e ficou todo pimpão. A partir daí, foi MIERDA pra todo lado, para tentar virar o jogo. Não deu.

Um exemplo de como ele estava desesperado - e alguns meios de imprensa também - foi o infame caso da bolinha de papel:



* Tosqueiras

Claro que tem de ter aqueles candidatos que nos fazem rir para não chorar. É aquela de tentar alcançar a fama pelo caminho da política. Veja aí alguns desses toscos:

Claro, um capítulo especial ao Tiririca, filho do Coronel Lachica, cabeça de pau e miolo de pic...olé. Ele entrou sem saber o que um deputado faz, e acabou sendo o mais eleito do país.
Teve ainda um problema com analfabetismo, mas parece que ele aprendeu a tempo de provar que sabe, pelo menos, escrever o nome. E vamos ver o Tiririca em Brasília, abestados!





* Quem ganhou e quem perdeu

Na disputa entre PSDB x PT e seus aliados, tivemos baixas de ambos os lados, mas a pior foi, claro, dos tucanos e aliados. Por exemplo aqui no Ceará.
Tasso foi sondado para ser candidato a presidente e tudo, mas tentou voltar ao Senado. E parecia ser barbada, pelo "carinho" que ele tem com a população.
Só que o presidente tinha outros planos, e colocou Eunício Oliveira e Pimentel como candidatos. Os 2 já foram ministros do Lula, então não seria uma mudança tão drástica.
E inacreditavelmente Tasso não entrou! Os 2 candidatos do governo venceram. O mesmo aconteceu em outros estados. Até Heloisa Helena entrou nessa - ou melhor, não entrou.

* Dilma eleita

Para encerrar, destaque a nova presidente do Brasil. Dilma Roussef nasceu na Bulgária, mas cedinho veio ao Brasil, lutou na ditadura e foi braço direito do Lula durante seu governo.
Eu votei nela no segundo turno, pois no primeiro votei na Marina, pra mim a melhor candidata. Essa eleição mostrou que agora não tem mais essa, tem competência, merece concorrer. Esperamos nós que a Dilminha faça jus aos votos do Brasil.



Bem, é isso! Amanhã (ou hoje, sei lá) temos o que rolou de melhor na TV!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...