17 de agosto de 2010

Esportes: Quem é a maior torcida do Ceará?

A rivalidade entre Ceará e Fortaleza é uma das mais acirradas do país, haja vista que o Clássico-Rei (nome dado ao confronto entre os dois times) é sempre sinônimo de casa cheia, independente da situação dos clubes. Mesmo agora, com o Vozão na primeira divisão (penando, é verdade, mas poderia ser BEEEEM pior) e o Leão na terceira (com uma situação desconfortável nas suas aventuras pela Região Norte) a rivalidade permanece firme e forte.
Mas como tem gente que deseja estragar a brincadeira e tentar definir por A + B qual é a maior torcida no estado, eis aqui a pesquisa feita pelo LANCE! no início do ano, agora detalhado por estados. Dá uma olhada no gráfico:



Resumindo, essa pesquisa pega todas as nuances do negócio: os times locais e os conhecidos "mistos". Por exemplo, no Paraná, o meu verdão é a maior torcida, batendo o Atlético-PR, Coritiba e Paraná. Ou seja, a resposta a pergunta: "Que time é o teu" é uma só e engloba qualquer time do país, não necessariamente os times locais.

Aqui na terra alencarina, o que vemos nesse gráfico é o seguinte:

- Fortaleza 16,7% - Flamengo 16% - Ceará 13,7% - Corinthians 6,5% - São Paulo 5,9% - Palmeiras 5,2% (não aparece no gráfico, mas eu faço parte dessa percentagem - mesmo não tendo sido entrevistado)

Nas outras percentagens da pesquisa:
* O Leão bate o Vozão como torcida mais velha (faixas entre 35-49 e acima de 50) enquanto o Vozão tem mais torcedores jovens (até 15 anos).

* Em escolaridade, o Ceará apenas supera o Fortaleza no quesito ensino superior (0,5% a 0,2%)

* No quesito população, nos grandes centros, a predominância é do Leão. Já nas periferias, a predominância é do Vozão.

* Quando vamos ver a situação econômica, o Ceará dá de lavada quando se considera as famílias com mais de 10 salários ou mais. O Tricolor tem mais torcedores com faixa salarial inferior a 1 salário mensal.

Fonte: Lance!NET

A pesquisa do LANCE! é mais que um tira-teima entre clubes. Reúne dados estatísicos importantes para os clubes investirem em publicidade e marketing, direcionando os mesmos para faixas que não contemplam. Por exemplo, na pesquisa nacional dos clubes (reproduzida abaixo) existem muitos torcedores que disseram que não torcem para time algum. É um mundo de possibilidades.

Fortaleza a 16ª, Ceará a 18ª no ranking de torcidas nacional.

Só lembrando que:

...a 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.
E é claro que a discussão não se encerra aqui. E você? Concorda, discorda ou "muito pelo contrário"?

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...