16 de agosto de 2010

Campanha: VIAJE NA ELEIÇÃO


Xi, Marina... Até o Nulo tem mais votos que você!!

Depois de um comentário via twitter, em que comento o fato de uma pessoa ter sido eleita com apenas um voto, e ter chamado o movimento do Voto Nulo de "modinha", recebi um contra-argumento do próprio Sr. Nulo:

"@cangatux Voto nulo não é modinha,é consciência de que o sistema tá ruim q precisamos fazer alguma coisa prá melhora-lo,chega de omissão, né"


Claro que opinião é igual a... (bem... vocês sabem) cada um tem o seu. Porém, prefiro argumentar com uma solução melhor para o caso.

Que tem gente que já está de saco cheio de toda essa politicagem no período da eleição, todos já sabemos. Manifestações PACÍFICAS para conscientização ao eleitor ou somente para protesto são válidas.
Uma dessas manifestações são as envolvidas com o voto nulo. Junto com o voto branco, não são contabilizados na conta final da eleição. A forma em que o TSE diz para o eleitor não votar em candidato algum é o voto branco.
Seria o semelhante de, na época das cédulas, a pessoa colocar apenas o nome na cédula e depositar na urna, sem qualquer voto.

E o voto nulo? O nome mesmo diz, nulo, sem validade. Segundo a wikipedia:

"A expressão voto nulo é usada para designar quando numa eleição, o eleitor comparece ao local da votação, mas decide não votar em nenhum dos candidatos participantes do pleito. Confunde-se com o voto em branco, tendo os mesmos efeitos práticos deste. O voto nulo é possível ao digitar números que não correspondem a nenhum candidato."



Logicamente que existem as duas formas, o branco - a forma "legal" - e o nulo - "a forma ortodoxa". Tem muita polêmica sobre isso, e a wikipedia tenta esclarecer, pois não é a minha intenção com esse post.

O voto nulo, no correspondente ao voto de papel, é rasurar, danificar, inutilizar o voto. Naquela época, a apuração, que durava dias, tinha momentos de diversão com as comédias dos votos anulados. Porém, não passava disso. Na apuração era excluído, porque era inutilizado.
Atualmente, não tem como inutilizar a urna - pelo menos sem sair com "pulseira" da sala de votação. Então a única forma de anular é colocar um número diferente dos números válidos.

Sinceridade? Voto nulo naquela época do papel era mais sinônimo de vandalismo do que de protesto, afinal, as únicas pessoas que viam as cédulas eram a equipe de apuração. No caso atual, isso virou um singelo numero no resultado da urna e na apuração.

Eu, na minha humilde opinião, acho que podem existir formas mais reais, eficientes e menos "baderneiras" de protesto. Eu por exemplo jamais sairia de casa pra votar de qualquer jeito. Soa até como irresponsabilidade com a decisão que a eleição encerra. Longe de mim dizer que o movimento do voto nulo não é válido, só acho que não faz efeito no pleito como se deve.

AH, ENTÃO NÃO VAI VOTAR E NÃO ENCHE! - você adepto do voto nulo deve estar pensando.

É, uma boa alternativa, afinal. Porém...

"Ah, então não vou votar e perder o meu tempo em fila!" - você decide. Cuidado então, amigo. O que pode acontecer se você não comparecer ao local de voto:

O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, excluída do cadastro de eleitores.
Enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, não poderá:
* inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
* receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subseqüente ao da eleição;
* participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias;
* obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
* obter passaporte ou carteira de identidade;
* renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
* praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
* obter Certidão de Quitação Eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004.

Eu também não concordo muito com isso, mas leis foram feitas para serem cumpridas.

E aí, o que fazer? Não quero ficar de molecagem com voto nulo, mas não quero ficar sem fazer tudo isso aí ficando em casa. E agora?

Resposta: Justifique sua ausência!

"O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência, devendo comparecer a qualquer seção eleitoral ou posto exclusivo de justificativa, nos dias 3/10/2010 (para o 1º turno) e 31/10/2010 (para o 2º turno), munido do título de eleitor ou documento de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, passaporte ou certificado de reservista) e o requerimento preenchido."


Clique aqui e veja o modelo de requerimento. Lembrando que esse aí é o de 2008. Deve ser disponibilizado o de 2010 nas proximidades do Pleito. Na sessão eleitoral tem o formulário também.

Claro que você não vai cometer a estupidez de justificar a sua ausência NA SEÇÃO EM QUE VOTA. E nem na mesma cidade. E é aqui que vem a sugestão para o Fim de Semana de votação. Se você está com preguiça de analisar candidaturas, ou acha todas um lixo, e não quer votar nulo nem deixar de votar pra levar a saraivada de restrições ditas acima,
VIAJE no sábado e, no domingo, vá a alguma sessão e preencha a justificativa. Simples assim.

Quer votar? Que tal viajar?


Pense comigo: além de ter a consciência tranquila em não ter ajudado a eleger alguém, ainda vai contribuir com o Turismo, e vai relaxar enquanto os outros se estressam! Claro que você ainda teria de ir a alguma sessão, mas ninguém disse que existe almoço grátis!

Porém o melhor a se fazer ainda é: analise BEM seus candidatos, suas propostas. Sua decisão é importante e cada voto é imprescindível. Um voto pode eleger candidatos.
Se o povo se conscientizar e prestar atenção sem se vender, quem sabe, um dia, algo mude nesse país. Como dizia o Samba da Mocidade: "Sonhar não custa nada, ou quase nada"...

Inté+

P.S.: Então se você é adepto ao Voto Nulo, aqui um site que achei sobre a "Revolução Silenciosa" (sic).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...