27 de maio de 2010

Opinião: Vergonha do Nordeste

Primeiramente veja esse vídeo. Depois, uma conversa um pouco mais alongada!



Também sofro desse "mal", afinal, sou Palmeiras desde 1993, mas já tive a oportunidade de ver 2 jogos do Verde - um aqui (Fortaleza x Palmeiras, Brasileirão 2005) e um "lá", quando estive em Campinas (Palmeiras x Fluminense, Brasileirão 2007). Só que eu concordo plenamente com o vídeo.

O futebol nordestino é de longe o que leva mais gente aos estádios. Quem não lembra das campanhas vitoriosas do Ceará e Fortaleza na Copa do Brasil, por exemplo? E isso é apenas um evento atípico a nível nacional, quando o assunto são os certames estaduais, o público comparece, claro, quando o ingresso colabora.

O fato é que muita gente "vira a casaca" indo aos estádios. Conto aqui uma vez que eu fui ao Castelão, levar uma amiga professora ao estádio pela primeira vez. O jogo era Fortaleza x Flamengo, pelo Brasileirão de 2003.

Eu, meu pai e meus irmãos levamos a docente, tricolor doente, ao estádio, coisa que ela nunca havia feito. Por um acaso - já que também não tinhamos o costume de ir ao Castelão - ficamos perto da TUF. No início ela se assustou ao ver um bêbado quebrando uma cadeira na nossa frente - o que achei um absurdo, já que o estádio acabara de sofrer uma reforma daquelas boas - mas em seguida ela já estava "ambientada", mandando o Edilson (que na época jogava no Flamengo) tomar de cajú, se é que me entendem. A partida foi Fortaleza 4x1 Flamengo.

Dois detalhes para reflexão:
1 - A Torcida do Ceará claramente engrossava a fila de torcedores rubronegros;
2 - Não deu pra ver o quarto gol do Leão pois saimos logo, temendo algum problema na segurança. Dito e feito. Um cara tinha sido baleado fora do estádio.

Sim, o que eu quero dizer com isso? De fato, cabe a nós, torcedores nordestinos, mostrarmos que o nosso futebol também é forte. Porém as autoridades precisam ajudar, ou senão vamos ter de contar com a sorte para jogar um campeonato de primeira divisão...

Em junho começa o Campeonato do Nordeste. Vou tentar fazer o máximo para ver - mesmo que o Esporte Interativo tenha comprado os direitos de transmissão. Vamvê o que dá!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...