30 de dezembro de 2009

Retrospetiva 2009 (VI) - Mundo

O Blogger deu falta aqui no DNS do Oi/Velox? o Simon manda seguir o jogo, então aqui vai mais uma retrospectiva de 2009. Vamos nessa que o lote é grande!

5 - Mundo

Muy amigo, seu Zelaya!


O Brasil acabou sendo destaque no mundo, por diversas coisas. Uma das mais marcantes foi o Brasil dar abrigo a um presidente. Em Honduras, Manoel Zelaya foi deposto por tentar mudar a constituição no país, mas ficou com um gostinho de golpe. Ele vai a vários países denunciando o fato e pedindo apoio. O Brasil deu apoio, mas até aí tudo certo. PORÉM, eis que surge o tal presidente de forma até "mágica" na embaixada brasileira em Honduras. E segundo os brasileiros, sem consentimento. Olha, que embaraço, o Brasil quase causa uma guerra civil. Apesar de não ter sido resolvida ainda, a situação por lá está mais amena. Vamos aguardar pra ver...

Obama ninja!

O presidente Barack Obama fez história em 2009, não somente pela sua eleição. Apesar de ter pego um senhor pepino com a crise financeira, ele tentou contornar a situação com pacotões de medidas. Algumas com desaprovação até do seu partido. No entanto, tenho 3 destaques a fazer do Obama no momento. A sua posse - com requintes históricos - o Prêmio Nobel, coisa que eu mesmo até hoje não entendi, e a sua habilidade em derrotar oponentes, nem que seja uma mosca!


http://st1.mais.uol.com.br/F/32/E2/220544-large.jpg
Heyaaaaa!!

Democracia no Irã? Lula fica no meio da muvuca

Eleições em países que não são os nossos, depois da popularização da urna eletrônica são sempre suspeitos pra gente. Porém pode ser apenas impressão, por causa da demora na apuração. No entanto em países como o Irã, a suspeita acaba se tornando real. Nesse ano, sérias suspeitas de fraude nos pleitos causaram protestos da população e uma fortíssima repressão do governo que "fechou o país" a imprensa estrangeira. A solução foi o twitter. Muitos usuários enviavam do front de batalha a situação, em 140 caracteres.

O mundo ficou mais cabreiro ainda com a galera dos Aiatolás, principalmente depois que ele começou a fazer as visitas mundo a fora. A mais marcante foi a no Brasil, o que causou revolta nacional. Sabe como é, né... O carinha lá de nome difícil disse que queria tirar Israel do mapa, disse que o Holocausto não existiu, quer por que quer manter um programa nuclear obscuro pro mundo... Esse não seria o tipo de companhia boa, né sr. Lula?

http://thomjoubim.files.wordpress.com/2009/11/lula-ira.jpg
O que é isso, companheiro?

Quase-guerra na América Latina

Falando em arranca-rabo, a América Latina viveu tempos difíceis nas relações exteriores. Hugo Chavez e Álvaro Uribe voltaram a se estranhar, dessa vez por causa da promessa do presidente colombiano em permitir a construção de bases norte-americanas no país. Com mania de perseguição - ou preocupado com a soberania do seu país - Chavez engrossou o caldo, retirando seu ministro da Colômbia. Quando a poeira baixou, o negócio voltou ao "normal", mas sabe como é... Qualquer faisca explode essa bomba...

Pirataria come solta na costa da Somália


Não, os habitantes do país não estão consumindo produtos não-originais em demasia. É pirataria de navios mesmo. Sim, isso ainda existe! Navios somalis pilhavam e sequetravam qualquer navio que passasse pelo Mar Vermelho, na região da Somália. Isso chegou a criar incidentes internacionais sérios, mas ao que tudo indica, a pilhagem continua... Rô, ro,ro... e uma garrafa de rum!!

Trapalhadas do Berlusconi

O primeiro ministro italiano, Sílvio Berlusconi, teve muitos motivos para esquecer o ano de 2009. Depois de passar por apuros com o seu Milan, que até que no momento tá bonzim, mas no início da temporada foi só lamentos para o time, eis que ele vira assunto de jornal. É flagrado em fotos suspeitas num tablóide naquelas festinhas nada ortodoxas, é grampeado numa ligação para uma profissional do Séquiço, e por fim, quebra a cara, literalmente, depois de uma porrada. Eu hein!!

Ma que porrada rapá!

Terremoto na Itália e soterramento no Taiwan trazem muitos mortos e comoção mundial

A terra se agitou demais nesse ano. Tivemos tragédias sérias aqui mesmo no Brasil, como o dia em que São Paulo parou debaixo de chuva. Porém, duas tragédias ficaram marcadas, pelo menos pra mim. O terremoto na cidade de L'Aquila, Itália, que destruiu patrimônio histórico e vidas, o que é mais importante. Em Taiwan, um soterramento traz mais mortos e comoção. É, o clima - e a Terra tá se revoltando...

Coréia do Norte desafia o mundo

Mais um do tal Eixo do Mal solta as asinhas. A Coréia do Norte desafia o mundo com seus mísseis experimentais, deixando o clima tenso entre eles, os sulcoreanos e os japoneses. A prisão de duas jornalistas na Norte Coréia precisou da intervenção do Ex presidente americano Clinton para ser solucionada. Esperamos que na Copa os jogadores mostrem bons exemplos...

A cúpula desastrosa de Copenhagen

É notório que o clima mundial está maluco. E os países já começam a sentir isso. Então vamos nos reunir e tentar acordos para proteger o clima. Então vamos para Copenhagem, na Dinamarca, conversar sobre isso. "Vamos!", se grita em uníssono. O que parecia ser o primeiro passo para um acordo sobre a salvação do planeta foi só decepção. Obama parecendo em comício político brasileiro, Lula decepcionado com a inércia dos participantes. Sim, é preocupante mesmo.

João-sem-braço climático... tsc,tsc...

Gripe Suina assusta o mundo

Uma das provas que o mundo não está preparado para agir globalmente foi a crise causada pela H1N1, a gripe suína, surgida provavelmente no México e se alastrando pelo mundo rapidamente, matando muita gente. OS governos se mostraram ineficazes de controlar a doença a contento, mas ao que tudo indica, ela está normalizada.

ET de Panamá (ORLY?)

E para encerrar, um fato que poderia mudar o mundo, mas mudou foi um sanduba que eu bati pa dentro no dia bater pa fora. Um ET (sic) foi achado no Panamá e causou espanto. Porém ao que parece na verdade não passa de uma preguiça pelada - e muito feia por sinal. Coitada :D

ET_Panama.jpg (293×240)
Cê comeu hj já?

Ufa, ufa! Mais um se foi!! Próxima, Brasil!!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...