8 de julho de 2009

Cangatux.msgDeProgramador(104);

Google planeja sistema operacional de código aberto Chrome

http://googlediscovery.com/wp-content/uploads/google-chrome-os.jpg

O Google está desenvolvendo um sistema operacional de código aberto voltado para computadores baseados na internet, como netbooks, e vai lançá-lo até o final deste ano, informou a empresa.

O sistema operacional, que terá o nome de Chrome, o mesmo que a empresa deu ao seu browser, deve começar a aparecer em netbooks, pequenos computadores portáteis voltados para navegação na internet, na segunda metade de 2010.

Este é mais um desafio direto do Google contra a Microsoft, empresa norte-americana de software que domina o segmento de sistemas operacionais com o Windows. [...]

"É um novo projeto, separado do Android", informou Sundar Pichai, vice-presidente e diretor de engenharia do Google, referindo-se ao sistema operacional para celulares da empresa, em um post.

De acordo com ele, o Android foi criado para funcionar com vários aparelhos, de celulares a netbooks. O sistema operacional Chrome está sendo desenvolvido para pessoas que passam a maior parte do tempo na internet.

O coração do sistema operacional Chrome é o Linux. Aplicações, que podem ser escritas para a linguagem de programação da Web, rodarão dentro do Chrome em um novo sistema de janelas.

Estas aplicações, informou o Google, poderão rodar também a partir do browser Chrome em máquinas equipadas com Windows, Mac e Linux, o que significa que um programa pode funcionar em qualquer computador.

--

Fonte: IDGNow

Olha, eu fiquei empolgado com isso. O Browser ainda está tentando se firmar, mas a chegada do Chrome nos sistemas operacionais aliado ao Linux pode ser muito interessante... Estarei esperando ansiosamente!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...