12 de fevereiro de 2009

Grandes Filhas da Mãe da Humanidade (IX)

http://images.encarta.msn.com/xrefmedia/sharemed/targets/images/pho/t241/T241036A.jpg

Charles Darwin


Hoje este "filha da mãe" completaria 200 anos de existência. Charles Darwin nasceu na Inglaterra em 12 de fevereiro de 1809 e foi o responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução das Espécies. É aquela velha história do homem descender do macaco, o que é errado, já que, segundo a teoria, o homem e o macaco tiveram ancestrais comuns.

Darwin levou 20 anos catalogando e levantando dados sobre a evolução das espécies para montar sua teoria. Sua viagem  a bordo no navio Beagle entre 1831 e 1836 em várias partes da Terra foi crucial para isso. Dentre todas as suas visitas, a mais conhecida - e a que mais ajudou na sua teoria - foi às Ilhas Galápagos - hoje pertencente ao Equador.



Os tentilhões de Galápagos (na foto), com bicos adaptados aos tipos alimentícios - e tartarugas gigantes do mesmo arquipélago, com detalhes no casco característicos para indivíduos de cada ilha - também foram exemplos clássicos que ilustraram a Teoria da Evolução das Espécies.

Ele demorou tanto tempo para publicar sua teoria pelo fato dela vir totalmente de encontro ao que se acreditava no momento, que Deus havia criado todas as espécies ao mesmo tempo, sem nenhuma a mais ou a menos. Isso gerou muita polêmica na época da publicação do livro A Origem das Espécies, que ele assina juntamente com Wallace, que surpreendentemente tinha a mesma linha de pensamento que Darwin estava levantando durante anos.

De fato ele abriu muitas portas para entendermos como espécies aparecem e desaparecem. Muita gente veio e questionou alguns pontos da Teoria, mas ela continua sendo uma referência para o estudo da evolução das espécies.

Fonte: Brasil Escola

Inté+

P.S.: hehehe aprendi com meus amigos biólogos :D

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...