7 de novembro de 2008

Teleton 2008

Depende de nós...

https://teleton.locaweb.com.br/doacoes/image/logo-teleton10anos.jpg
A logo do Teleton 2007, a 10ª edição

Hoje a noite começa a 11ª edição do TELETON, uma maratona televisiva trazida ao brasil pelo SBT (ma, ôeee) para auxiliar com doações uma instituição que atende a crianças - e não tão crianças - com algum tipo de deficiência, atendidas na AACD - Associação de Assistência a Criança Deficiente.

Esse formato de maratona televisiva, onde são arrecadados fundos, em geral para uma instituição ou para atender a uma grande tragédia, como a tsunami de 2006, é bem conhecido de estadudinenses, desde os idos da década de 60/70  - alguém lembra daqueles desenhos e filmes americanos em que pessoas famosas atendem ligações de doadores ao vivo? Pois é. Na américa latina, existe até uma associação de Teletons, a ORITEL.

Ao contrário dos outros hermanos, no Brasil essa modalidade estreou acanhada, em 1985, com o Criança Esperança. Porém, não se enquadra no sentido de "maratona". Só tivemos algo realmente "maratonesco" em 1998, com o homem do Baú, a pedido da Hebe Camargo. Formando a Rede da Amizade, alguns dos canais populares do país se uniram para apresentar o Teleton e ajudar a AACD. Com o passar do tempo, a tal Rede acabou ficando apenas com SBT e alguns pingados de outras emissoras. A Globo, por exemplo, talvez tenha mandado uns 3 ou 4 atores meio apagados, durante todas as 10 edições da maratona. Isso o Seu Sílvio bate desde o primórdio do programa, que deseja unir as TVs a uma ação comum, a do voluntariado.

Concordando ou não com o Señor - ou como vc acha que o Carlos Nascimento parou lá no SBT? - é preciso acabar com essa babaquice de protencionismo televisivo. Por isso nesse ano o sinal de transmissão do Teleton está aberto para quem quiser retransmitir.  A TV Cultura - uma aliada antiga - vai transmitir os shows no ginásio do Ibirapuera, enquanto nos estúdios do SBT, uma outra parte da parada acontece. O Teleton reune momentos ímpares da TV, como o tal do Gol Show na primeira edição, onde acertaram a porcaria da bola no ângulo - uma das unicas vezes até - e o porque não dizer histórico Show do Milhão com políticos - ah, seu Maluf... =D

Então, vamos colaborar com a causa!!

Para saber como doar, clique aqui, no site oficial. A transmissão começa hoje, às 22h30min na Cultura e no SBT, além da Rede Brasil de Televisão. (Nem sabia que isso existia, mas...)

Mais informações sobre o Teleton 2008 na mídia, clique aqui.

Estaremos de olho para ver o que acontece na maratona de 2008!!
--
Inté+

P.S.: Sou só eu mas o Tonzinho me lembra o Xis, do X-Tudo?? =D
Ah, tá.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...