6 de julho de 2008

Cangatux Dic (VI)

MEPETRÊIS... (QUATRO, CINCO, SEIS...)

Venho aqui putamente tentar desmistificar esta grande balela que se formou com o formato de arquivo mais famoso e controverso da informática: o FORMATO mp3.

Poderia ser somente mais um formato de audio, mas por causa da academia - os acadêmicos compartilhavam arquivos mp3 nas redes universitárias por serem leves e passarem boa qualidade de áudio. Quando a internet começou a se popularizar, os arquivos no formato mp3 começaram a se espalhar na net. A galera gostou da praticidade. Se você ver um arquivo .cda - formato de áudio nos CDs de música convencionais, um arquivo de 100MB torna-se, no formato MP3, de tamanho 5MB.

Com tanta praticidade, caiu no gosto da galera, mas de forma até que modesta. Porém, alguém se queimou com o pouco sucesso do formato. a RIAA, vendo uma ameaça, tentou barrar o uso do formato na rede. Como tudo que é proibido é mais gostoso, o formato se ixpalhou como rastilho de pólvora.

Enfim, acho que isso vc pode conferir atualmente com facilidade, nada tenho a acrescentar sobre isso, a não ser esse link, mais explicativo sobre a história do mp3.

O verbete da vez é justamente a tal lenda dos mp7 da vida.
Para quem não sabe, o significado do MP3 é: MPEG Audio layer-3, ou MPEG camada de áudio 3.

O MPEG nada mais é a Moving Picture Experts Group, um grupo criado na ISO - organização para reconhecer padronizações. Ou seja, esse grupo foi responsável pela criação do formato MPEG e MP2, ambos de compressão de audio e vídeo. Também criou o Mp3, excluisvamente de áudio, e o MP4, exclusivamente e vídeo.

Agora a polêmica da vez. Acho que algumas pessoas viram ou compraram um aparelho chamado MP5, ou até mesmo MP7. Toda vez que ouço isso, sinto vontade de bater em alguém.

Não que eles não existam. MP7 existe sim. Ou pelo menos conceitualmente. Mp7 nada mais é do que um esquema de metadados - dados sobre dados - de arquivos MPEG, Mp2 ou Mp4 que existem. Não é um formato de compressão como os outros.

O sentido usado no comércio é até bizarro. Uma vez, ao tentar explicar o porquê do aparelhinho dele - 2 chips GSM, sintoniza rádio, tira fotos, lê Mp3, Mp4, Rm e o escambau - era chamado de Mp7. No fim acabou achando a pérola: Mp3 + Mp4 = Mp7.

Quase certo, se não fosse pelo Mp3, já que o Mp7 codifica dados de áudio E vídeo.

Enfim. Para mais detalhes, aqui temos um artigo da wikipedia - em inglês - falando sobre isso... Tem até MPEG-21 e MPEG-47, vejam vcs... hauahahuah

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...