9 de maio de 2008

Uma semana de Chaos...

Essa semana mstrou como uma cidade grande pode viver momentos caóticos, sem usar qualquer tipo de intorpescente...

Enfim, para quem não sabe, Fortaleza vive um caos desde as 13h de terça. Uma mega paralização dos motoristas de ônibus da cidade prejudica as pessoas e o trânsito, menos os empresários. Barram até mesmo os ônibus metropolitanos, que - a princípio - nada tem a ver com o negócio...

Peguei dois momentos dessa paralização: um terça, depois de sair da UECE e quarta pela manhã, quando fui trabalhar. Na Aldeota =D

Enfim. Na terça sai da UECE e me dirigi a Aldeota, onde faço estágio. PORÉM, a Parangaba estava um caos. Aqui na cidade existem 7 terminais de integração. As vias de três - aos quais eu tenho acesso - estavam praticamente bloqueadas, com ônibus no caminho. E os terminais estavam fechados. E agora José? Era 16h e eu tinha de fazer 4h no dia. Mas como me deslocar da Parangaba para a Aldeota com taxis e moto-taxis ocupados? Liguei pra chefia e disse que não dava pra ir, decidindo pagar essas horas outro dia.

Então, o que fazer? GO HOME, BOY!! Mas quase não dá certo. Os Ônibus metropolitanos também não estavam parando oO Era tudo receio do pessoal do movimento grevista, que insultava os motoristas dizendo "Dessa vez você passa, mas na volta não passa não..."
Por uma sorte consegui pegar um, e cheguei em casa. Mas acho que o motorista do ônibus deve ter dado meia-volta no Terminal do Siqueira, pois o movimento fechara a Osório de Paiva - caminho mais fácil para o centro da cidade, destino das linhas metropolitanas.

Meu irmão da FAB teve de vir a pé da base até em casa - tá, pegou um ônibus, mas na Parangaba o movimento "pediu pra sair" com os passageiros. Bem, ele é militar, deve estar acostumado a andar bastante =D



Dia de Caos, sacou?
Se isso já foi FLÓRIDA, imagine no dia seguinte, que o dia já começou paralizado? O dilema foi sair do Maraca direto para o trampo. São 19km para o Centro da Cidade... Eu e meu outro irmão que trabalha tb na Aldeota precisamos de uma carona do velho para o trabalho. Uma viagem que durava cerca de uma hora durou quase três, o que poderia ter sido pior, graças aos atalhos que pegamos.

Na minha humilde e modesta opinião, o movimento pode até ser legítimo - ou não, já que o Sindicato não apóia - mas não pode ferir o direito de todo cidadão de ir e vir. Com esse negócio de greve já estou escaldado, a UECE vem todos os anos greveando... Mas tem uma diferença gritante da UECE para os motoristas de ônibus. Educação não traz lucros - e prejuízos - a curto prazo, imediatos. O serviço de transporte público INDIRETAMENTE traz, quando fecha vias e impede que trabalhadores cheguem na hora no trabalho.

Parece que acabou a tal paralização. Ameaçaram entrar na justiça para demitir os motoristas. Por justa causa. Aí meu amigo, pra não comer preá, eles tinham de voltar a ativa...

Espero que os próximos capítulos sejam melhores :D

Inté+

P.S.:

Uma semana de Chaos... Entendeu? Chaos!! Ah, deixa pra lá...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...