1 de abril de 2008

Enquanto isso, no Lustre do Castelo... (XXIX)

É mentira, Terta?

Parafraseando o grande Pantaleão, venho aqui desvendar um dos segredos que norteiam a humanidade desde tempos idos: Porque o dia da mentira é comemorado hoje, primeiro de abril?

Várias histórias (verdadeiras ou não) existem sobre este fato. Um deles vem da realeza, em 1564, quando o rei da França Carlos IX, decretou que o ano fosse iniciado no dia primeiro de janeiro, o que gerou uma confusão muito grande, pois não havia os meios de comunicação para propagação da nova data. O ano dos apreciadores do pão francês começava no fim do inverno, ou seja, por estas épocas. As festividades terminavam no dia 1º de abril, oras :D Como tem muleque em todo canto, a galera começou a contar mentiras neste dia, como se a do rei fosse uma...

Segundo o site Brasil-Escola, "As brincadeiras, chamadas pelos franceses de plaisanteries, apareceram por todo o mundo, como por exemplo, a da carta, que se enviava por um portador designada a outra pessoa, na qual continha a seguinte frase: “Hoje é primeiro de abril. Mande este burro para onde ele quiser ir”. Outra brincadeira valia-se de mandar cartas convidando amigos para o casamento de pessoas que não se conheciam, nestas eram indicados todos os detalhes sobre o casamento fictício."

Aqui no Brasil circulava em Recife nos idos do século XIX, o Jornal "A mentira". Sua primeira edição, um dia 1º de Abril de 1848, noticiava a morte do Imperador Dom Pedro. Imagine o que aconteceu por causa desse boato... :D Tá, foi desmentido no dia seguinte, mas a confusão estava armada...

Enfim. Verdades ou não (lembra, primeiro de abril!!! Mas o link acima é verdadeiro), o que importa é que hoje o dia é de brincadeira e anedotas. Só devemos tomar cuidado pra não tornar a mentira coisa séria como o que ocorreu aí com o Jornal A Mentira.

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...