29 de fevereiro de 2008

Grandes Filhas da Mãe da Humanidade (VIII) - Ajeitando :D

 
Papa Gregório XIII
 
Hoje é um dia especial. Sim, pois ele só acontece de 4 em 4 anos. Não sua múmia, não é a final da copa do mundo, muito menos o dia das eleições!!!!
 
Hoje é dia 29 de Fevereiro. Claro, para quem não é da cultura cristã esse dia seria como mais um. Porém, O dia de hoje representa a primeira e maior gambiarra da história da humanidade: O Ano bissexto. Todos aqui devemos saber que o período de translação da Terra em torno do sol leva 365 dias, mais precisamente 365,2425 dias, ou 365 dias, 6 horas e alguns segunditos... Pra não endoidar o ano civil em relação ao ano solar, de 4 em 4 anos - e em outros anos, que vamos falar em seguida - adiciona-se um dia no fim de fevereiro. E este dia é hoje!!
 
E tudo por causa deste aí da foto, o Papa Gregório XIII, o primeiro POGueiro da humanidade. (Não sabe o que é POG? Clique aqui e depois volte :D) Na verdade, há quem diga que o primeiro foi Deus, ao criar a mulher da costela de Adão, mas isso não vem ao caso agora. :P
 
Para ser mais cri-cri, o inventor do ano bissexto foi o astrônomo Sogínes de Alexandria que inspirou o Júlio César - não o goleiro e nem o Deputado - em 46 a.C. a decretar que o ano teria 366 dias depois de 3 anos. Ou seja, o 4ª ano na conta seria bissexto. Porém, como tem juma pra tudo nesse mundo, os sacerdotes romanos não entenderam esse depois de 3 anos da mesma forma que o imperador. Daí, os romanos adotaram o ano bissexto A CADA 3 anos. Demoraram 36 anos pra consertar a HAGADA, fazendo com que o ano tivesse 365 dias entre 10 a.C e 8 d.C para compensar.
 
Depois de idas e vindas históricas de calendário - que você pode conferir aqui - chegou a vez do seu Gregório. Ele, aconselhado por um astrônomo - o jesuíta Cristhovan Clavius - que viu que a contagem atual era errada e que - pasmem - os católicos poderiam estar comendo carne na época "proibida" - pra quem não sabe, Carnaval significa (na minha tradução) "Nada de Carne" e esta data precede a Quaresma, que é um tempo de jejum e penitência para os católicos, mas na Idade Média também era associada a cultura de não se comer carne vermelha. Imaginem o alvoroço desse Papa em ajeitar esse calendário? huahauh
 
Segundo o site supracitado, "A sugestão do padre Clavius foi fazer uma pequena alteração na regra do ano bissexto, que seria doravante a cada 4 anos com exceção dos anos conhecidos como "anos centenários" (ano cujo número termina em zero-zero), que seriam bissextos somente a cada 400 anos."
 
Mas ele viu que a HAGADA romana era grande. Daí, para compensar, o mês de outubro de 1582 teve somente 21 dias...
 
Ou seja, os anos bissextos não ocorrem SEMPRE de 4 e 4 anos... 1900 não foi bissexto, pois não é divisível por 400. Mas 2000 foi, já que 2000/400 dá um resultado exato.
 
Então parabéns aos aniversariantes deste dia impar...
E agradeçam a esse cabra aí da foto... hehe
 
Mais info? Esteja à vontade...
 
Inté+
 
P.S.: O Papa é POG, o Papa é POG, o POG não poupa ninguém... kkkk

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...