27 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007 (VI)

5 - É o PAN!!!!

Neste ano o país viveu a energia... heheh Depois de 44 anos o país recebe novamente as américas. A XV edição dos Jogos Panamericanos e a 3ª dos Jogos ParaPanamericanos se realizam no Rio, fato nunca ocorrido na competição. O Brasil tinha uma prova de fogo pela frente e, de alguma forma, ganhou uma nota 8. Em alguls momentos - como no parque aquático Maria Lenk - não devia em nada a competições extrangeiras. Além disso, apenas casos pontuais de vioência ocorreram nos quase 2 meses de competição (Pan e Parapan). Pra quem acompanha o noticiário policial, sabe como isso é difícil.Bem, vamos lá então:

* Ooooooooooi e Uhhhhhhhhhhhhhhh

A Cerimônia de abertura mostrou como o Brasil pode - e não pode - fazer na organização de um evento esportivo. O Maracanã recebeu um belo espetáculo, mostrando um pouco do Brasil - com um pouco de exagero, se podemos dizer...

Dois pronunciamentos mostraram a hospitalidade e o azedume do povo brasileiro. Veja a diferença do povo com o discursante:

Com o Presidente da ODEPA, Mário Vasquez Raña:


Com o Presidente Lula:



Durante o evento, tivemos péssimos exemplos no Engenhão (atletismo) e Maria Lenk (natação) de vaias do povo, atrapalhando até nossos atletas. Coisa feia... :(

No fim, uma grande esfera como o sol é aceso. A churrasqueira do Maracanã (heheh), ou a tocha do pan apaga numa chuva forte - a galera deixou o fogo no nível baixo e aí deu no que deu...





* O primeiro Ouro

Demorou dois dias para sair e foi marcante. Diogo Silva - que infelizmente não conseguiu vaga em Pequim - numa luta triunfante, a la Street Fighter, ganha o primeiro ouro brasileiro. Para um atleta que nem era conhecido, teve seus 15 minutos de fama e os aproveitou muito bem, dando a real da situação do seu esporte, o taekwondo. Boa Diogão!!

* Os aqualoucos

O parque aquático Maria Lenk virou uma festa. Um dos locais mais animados - do mau e principalmente do bom sentido. Na piscina, uma chuva dourada. Grandes naddores brasileiros como Thiago Pereira e Cesar Cielo deram esperança de medalhas em Pequim. Rebeca Gusmão também, mas uma confusão no anti-dopping - que me lembrou daquela piada do caipira que juntou urina de toda família, do cachorro, flúido do motor do carro, para economizar o exame. Foi suspensa e dificilmente vai a Pequim.

* As meninas (e meninos) notáveis

No início do Pan, conhecemos uma nova estrela do nosso esporte: Jade Barbosa. Com apresentações redentoras e emocionantes, se une as estrelas da ginásticas, como Daniela Hipólito, Daiane dos Santos e Laís Souza, além de Diego Hipólito, que arrastou outra medalha panamericana dourada. Essa galera promete na China hein?

* Vôlei e Futebol - troca de comportamento dos sexos?

O esporte do país é o futebol, certo? Não totalmente. O vôlei mostrou que tem destaque. A seleção do bernardinho ganhou a liga mundial - novidade - mas pra dificultar um pouco, teve o desentendimento do Bernardinho com o Ricardinho. Mesmo com isso, o time arrastou o ouro. Já as meninas mostraram um vôlei bom. Mas na final, amarelaram denovo... Perderam para as cubanas, calando o maracanazinho.

No futebol, o inverso ocorre: as mulheres arrastam o ouro sem nenhum gol sofrido, dando alegria a torcida em pleno meio dia de quinta, lotando o maracanã. Em compensação, os rapazes, da seleção Sub-17 chegaram com muitas firualas e sairam sem nenhuma medalha. No fim, uma final sensacional Equador x Bolívia para um estádio praticamente vazio. Fazer o que né?



* Brasil x Cuba pelo 2º posto

Emocionante a disputa entre brasileiros e cubanos pelo 2º posto do quadro de medalhas - tivemos uma infinidade de finais entre brasileiros e cubanos. Teve até pancadaria no judô, pena dos cara da Força de Segurança perto dos judocas cubanos.. Mesmo com a retirada da delegação cubana na véspera do encerramento Cuba terminou em 2º lugar, mas para o COB o 3º lugar era a meta, contra os canadenses, que não deram nem para o cheiro. Aqui, um placar resumido do quadro de medalhas do Pan:


* PARAPAN - só deu Brasil

Dias depois do Pan, chega a hora dos para-atletas. Masi modesta que abertura do Pan, parece que os atletas brasileiros escondiam o jogo. Simplesmente TRITURARAM os americanos e outras delegações. A melhor campanha dos parapans. Confira aí o vitorioso quadro de medalhas:

Bem, o esporte já foi: agora, Linha Direta!!

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...