25 de dezembro de 2007

Retrospectiva 2007 (IV)

7 - Esportes I - Futebol Brasileiro

Este ano nem foi ano de copa, mas foi movimentadíssimo no esporte. Por isso, divido aqui em 3 posts. Agora é a vez do futebol da terrinha...

FRAMENGO-GO-GO-GO...

O Flamengo que em épocas não tão distantes não dava notícia, parece que compensou este ano:

* Libertadores - uma das cenas mais impressionantes que ja vi no futebol ocorreu no jogo Mengo x Real Potosi da Bolívia, na casa deles - 4000m de altitude. Nunca um empate foi tão eróico. Obina e o técnico Ney Franco até chegaram a pedir um pulmão extra, haja vista o ar rarefeito. A FIFA teve de se pronunciar, chegando a proibir jogos na altitude acima de 2500, sendo revista, por causa de bolivianos e equatorianos. No fim o Flamengo não passou das oitavas.

* Brasileirão - o Flamengo ia sendo rebaixado. E talvez seria se o Joel Santana não tivesse chegado. Daí se viu uma grande arrancada para a 3ª colocação do certame. Um jogo marcante foi um Flamengo x São Paulo, 1x0 para os urubus, com um show poucas vezes visto por uma torcida num estádio do mundo, por que não.

Mas não só de coisas boas viveu o torcedor flamenguista. A polêmica de 20 anos - entenda Copa Uniãoo de 1987 - volta a tona, já que o São Paulo conquista o pentacampeonato brasileiro, coisa que, segundo os flamenguistas, já eram desde 1992, último título do urubu da gávea. O 1º penta ganharia a sensacional taça das bolinhas. Aparentemente, ela ficará com os bambis. Mas não sei não :D

Romário é 1000

E o baixinho conseguiu. Volta ao Vasco para atingir a marca dos 1000 gols - segundo sua própria conta - na carreira. E foi contra o Sport do Recife. Porém , o baixinho experimentou duas sensações novas - e adversas - neste ano também. Treinou o time do Vasco e jogou pelo mesmo numa partida pela Sulamericana, sendo agora, efetivado no cargo. No finzinho do ano ele me aparece pego no exame anti-dopping por causa de uma substância que ele usava para prevenir calvice. Eh, parece que ainda ouviremos muito sobre o "Peixe"...


Outros torneios

Libertadores

Os brasieiros chegaram prometendo mais uma vez. Na final o Grêmio (que eliminou São Paulo e Santos) pegou o Boca Jrs da Argentina. O resultado? Duas piabas dos hermanos.

Copa do Brasil

O fluminense tirou o dedo e venceu enfim um torneio nacional, contra o Figueirense. Uma polêmica surgiu na semifinal, em que o Botafogo teve dois gols anulados pela bandeirinha (aiai...) Ana Paula de Oliveira (que posou pra Playboy meses depois), no jogo contra os figueiras.

Sulamericana

Mais uma vez não deu Brasil. Mas o Brasil marcou um vexame na competição. De forma heróica o Botafogo vence o todo poderoso River Plate no Engenhão - novo estádio do Botafogo - , mas consegue perder a vaga mesmo fazendo 2 gols no River lá na argentina. o 4 a 2 deixou o fogão como uma chaminha... (e fez a torcida presentear com calcinha o time...)



Brasileirão


Como destcado, o São Paulo tornou-se pentacampeão, mesmo com um começo tropeçante. O time corredor foi o Cruzeiro, mas não deu nem pro cheiro. Chegaram bem, mas longe, Santos, Flamengo, Cruzeiro (estes ganhando vaga para a Libertadores 2008), Fluminense, Palmeiras e Grêmio (que acabaram abrindo no fim). O Botafogo, que chegou a liderar, ficou para trás.
Falando em para trás...



Aqui tem um bando de porco, rindodeti corintia!!

A luta pelo rebaixamento foi ferrenha. Para dar lugar a Coritiba, Portuguesa, Ipatinga e Vitória, oriundos da Série B, o América potiguar e o Juventude já haviam sido limados antes da última rodada. 3 times fugindo de 2 vagas. Paraná roda frente ao Vasco, Goiás vence Inter e torce contra o Corinthians vencer o Grêmio em Porto Alegre. O que ocorre? 1 a 1 placar final.



Eh. O Corinthians disputará a Série B do brasileirão ano que vem. Já tem vinheta e tudo para os jogos... heheheh



E pra piorar o corinthains passou por momentos ruins fora de campo também. Crise financeira, escândalo de lavagem de dinheiro, Kia e Berezovski, polícia federal, CPI, enfim... O Timão figurou nas páginas policiais tanto quanto nas de esporte. Pena (opa, sou palmeirense, deixa eu corrigir: CHUUUUPA GAMBAZADA!!!! HAUHAAUAHUAHAAHAHAAHAHAHUAHAHHAU)

Próximo: Futebol pelo mundo - selecão e clubes...

Inté+

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...