18 de abril de 2007

Cangatux.msgDeProgramador(30);

O blog completa 10 anos

(Yahoo! Notícias) Ter, 17 Abr - 16h02

Por Beatriz G. Cabrera (EFE)

Este mês, o blog, espécie de diário e uma ferramenta muito popular na internet, completa 10 anos, recebendo aplausos, sendo alvo de críticas, causando polêmica

Pode-se dizer que este pré-adolescente do mundo virtual foi uma criança precoce. Quando a internet começava a se consolidar nos lares de todo o mundo, ele nascia. No começo, sua presença quase não era notada, talvez por isso ninguém saiba ao certo quem o deu à luz.

Cem milhões. Este é o número estimado de blogs existentes atualmente. E a cada dia surgem mais, já que ele virou moda na comunidade política, sobretudo em tempos de eleição.


Variados
Os blogs políticos são, de fato, os que mais se destacam. Mas não só aqueles planejados por marqueteiros de campanha. Os de professores, jornalistas e muitos internautas comuns com opiniões e pontos de vista costumam ser bastante acessados. Por isso, não há dúvida de que esta ferramenta é democrática e revolucionária.

(...)

Mas nem só de política vivem os blogs. Moda, alimentação, beleza e saúde são temas de vários deles nos Estados Unidos e no resto do mundo. Outro exemplo são os chamados "city blogs", dedicados ao turismo. Neles, os internautas escrevem suas experiências e dão dicas sobre diversas cidades. Existem ainda blogs sobre empregos. Um dos mais conhecidos, com ofertas de empregadores e de pessoas interessadas em trabalho, é o "Monster Blog".

Muita gente também utiliza esta ferramenta para relatar experiências pessoais, fazendo do blog uma espécie de diário virtual. Mas, definitivamente, essas páginas não se restringem a isso.

Há pessoas que dizem que a "blogosfera" é o mundo do novo jornalismo, já que muito se escreve sobre fatos e também sobre os próprios meios de comunicação.

(...)

Para se ter uma idéia da força de um blog, a Apple abriu um processo contra três blogueiros que publicaram na internet segredos comerciais da empresa. Por conta desses e de outros casos, a Fundação Fronteiras Eletrônicas, com sede em San Francisco (Califórnia) e que defende a liberdade de expressão criou um guia jurídico relacionado ao funcionamento dos blogs.

******

Então, parabéns para a massa blogueira!!!

Inté+

P.S.: Guia jurídico relacionado ao funcionamento dos blogs???? tá bom... :D

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...